Dando seguimento à sua programação especial relacionada ao Outubro Rosa, a BPW (Associação de Mulheres de Negócio de Presidente Prudente) realiza na próxima quarta-feira, dia 30, às 9h, o plantio de 84 mudas de ipê-rosa num ato de homenagem às mulheres que vivenciaram ou atualmente vivenciam a luta contra o câncer. A área a ser contemplada fica próxima à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns gerais de São Paulo), de frente com a Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Encerrando as ações do Outubro Rosa, além da doação de cabelo e de um cheque em valor a ser definido, outras 43 mudas serão plantadas, em novembro, em data a ser definida, em um espaço verde próximo da Associação do Rosário, no Jardim Maracanã. No dia 10, uma área verde em frente a Creche Vó Dita, no Jardim Cobral, recebeu 13 plantas, em ação desenvolvida em parceria da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
Os plantios fazem parte das atividades do Projeto Ipê Rosa, idealizado na gestão 2012/2013 da BPW, através da presidente, na época, Maria Doralice Angelo de Deus, e homenageava as mulheres empreendedoras. Hoje ele faz parte da Comissão Saúde e Bem-Estar, que é coordenada por Tânia Abonizio. Agora, na atual gestão, 2024/2025, o objetivo da ação foi homenagear as mulheres que vivenciaram e vivenciam a luta contra o câncer, conforme explica a presidente da entidade, Vânia Cristina da Silva.
“Nesta gestão, em virtude da reestruturação da associação, estamos resgatando projetos que tiveram um significado imenso para nossas ex-presidentes, e permitindo que acessem suas memórias e reforcem a real importância e significado das sementes plantadas em suas gestões. O objetivo é resgatar esses projetos com o intuito de inovar e trazer novo significado em suas essências”, comenta Vânia.
Ressalta que a ação e resgate do projeto de plantio do ipê-rosa vai muito além de uma ação simbólica onde se homenageia milhares de mulheres no enfretamento ao câncer. “Temos outras responsabilidades que nos conduzem aos compromissos assumidos através da BPW Brasil, com o Pacto Global, que inclusive nos permite fomentar a conscientização da importância de implementar em nossas empresas ações que atendam aos objetivos das ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] e que estão totalmente ligadas às novas políticas de preservação do meio ambiente em todas as esferas neste novo milênio”, comenta.
A atual presidente da BPW ainda convida todas as associadas, parceiros, lideranças femininas, familiares, amigos, bem como toda a população a participar dos plantios. “A importância de fechar o Outubro Rosa com esta ação está na união entre as lideranças, parceiros e comunidade, através de um ato simbólico e demonstrar nosso afeto e honra àquelas mulheres que perderam sua vida para o câncer, bem como àquelas que passam pela fase de tratamento”, ressalta. “Convido toda comunidade e as mulheres para conhecer nossa associação através do @bpwpprudente e aquelas que tiverem interesse em ser uma ‘Mulher BPW’ que nos chamem no direct”, complementa.
As atividades voltadas especialmente para a campanha deste mês tiveram início com um ensaio fotográfico para o qual foram convidadas as mulheres da associação que passaram por tratamento de câncer ou perderam algum familiar de primeiro grau, do sexo feminino, para tal enfermidade. “Elas foram convidadas a encabeçar o Outubro Rosa, como forma de presenteá-las e homenageá-las pela vitória, por todo trajeto que passaram durante o processo de tratamento do câncer”, relata Vânia.
Ela cita que o ensaio fotográfico, que resultou em depoimentos das participantes, que estão sendo postados no @bpwpprudente, teve como parceiros: Bidu Tecidos; Gerson Britto; Studio Elaine Correa; Sinomar Calmona; Studio Inart; A Poderosa Maysa; Terra Parque; Keila Grotto, Eder Filitto; Cristiane Reis; Gabi Souza Arce; Semea, Revista Destaque e Elaine Del Bianchi.
Outra ação que fez parte da campanha foi a Corrida e Caminhada Rosa, que ocorreu no dia 13, no Parque do Povo, com percursos de 3km e 5km, dedicados à prevenção e ao combate do câncer de mama, em parceria com o Hospital de Esperança, AAPC (Associação de Apoio do Portador do Câncer) e o Grupo Amigas do Peito.
Cedida
Associados, parceiros e amigos participaram de plantio de mudas