Um incêndio de grandes proporções em uma área de vegetação assustou moradores de Presidente Bernardes, no começo da noite de ontem. O local fica perto de residências.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) recebeu o chamado às 20h45. Segundo a corporação, o solicitante informou que o fogo estava “muito alto” e se propagando para perto das edificações.
Uma pessoa que passava de carro pelo local chegou a gravar um vídeo e divulgar nas redes sociais. Na imagem é possível observar que de fato o fogo estava alto, inclusive, próximo às árvores. Apesar da dimensão, não chegou a alcançar as casas e foi extinto.
Reprodução/Instagram - Fato ocorreu no começo da noite de ontem, em Bernardes
Um levantamento do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, mostra que entre janeiro e agosto do ano passado, a região registrou 425 ocorrências de fogo em mato. No mesmo período deste ano foram 680, um crescimento de aproximadamente 60%.
“As queimadas aumentam muito nessa época de ano devido ao clima tropical da região, onde o inverno é seco e a umidade relativa do ar é muito reduzida, somado o hábito de fazer limpezas de terrenos utilizando fogo e até mesmo atos de vandalismo”, afirma o tenente PM Evandro Avanço Silva, do Corpo de Bombeiros.
O oficial lembra que provocar incêndios em matas é considerado crime ambiental, conforme prevê o artigo 41 da Lei 9.605. A penalidade é de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa.
SAIBA MAIS
Queimada em vegetação causa desconforto na comunidade