Boas notícias

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 05/06/2021
Horário 12:45

Segundo o economista Ricardo Amorim “historicamente, toda grande crise econômica antecede um período de bonança”. A crise gerada pela pandemia do Covid-19 tem dado os primeiros sinais de trégua e a retomada é uma realidade cada vez mais próxima.  Feliz o empresário que se atenta, compreende e se prepara para esta recuperação e o crescimento do país. Neste sentido, o primeiro trimestre de 2021 traz fatos que podem ser os sinais da tão esperados da tão desejada retomada econômica.  
Segundo o mestre em finanças Cléber Miranda, pode-se destacar cinco pontos que nos enchem de esperança para o futuro: o primeiro deles é a criação de novos empregos, 120 mil deles somente em abril 2021, praticamente 1 milhão desde o início do ano; o segundo ponto é a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) que segundo o relatório FOCUS do Banco Central para o PIB em 2021, está próximo a 4%. Somente no primeiro trimestre deste ano o crescimento foi de 1,2%. Quanto maior o PIB mais dinheiro circulando, todos ganham.
O terceiro ponto é a valorização - em dólar - dos bens de consumo brasileiros negociados no mundo inteiro. Trata-se de comodities como o petróleo, minério de ferro, algodão, café, milho, trigo, açúcar dentre outros que injetam milhares de dólares na economia do país, isto permite maior circulação de dinheiro, geração de empregos e favorece a valorização do real frente ao dólar. O quarto item das nossas boas notícias é o aumento da confiança do consumidor, somente neste ano teve duas altas. Isto significa que há mais pessoas dispostas a comprar, este fato estimula o empresário a investir na geração de emprego e renda. E por fim e não menos importante está a reação extraordinária da bolsa de valores, onde parte significativa do PIB brasileiro é gerado. 
Claro que enfrentamos riscos de uma nova cepa do vírus, a polarização política afeta diretamente a necessidade de reformas importantes para o desenvolvimento do país, mas a vacinação avança e os sinais de melhoras na economia demanda cautela e planejamento de sempre para as ações. Contudo, é o momento de se preparar para retomada e que venham muitas outras boas notícias para encher de ânimo o coração empreendedor.

Publicidade

Veja também