Black Friday: Procon fiscaliza 12 lojas e encontra irregularidades em 6 em Prudente

Segundo órgão, havia exposição de produtos vencidos, descumprimento de oferta, falta de aviso do preço anterior ou informação apenas do desconto

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/11/2022
Horário 11:32
Foto: Cedida
Fiscalizações ocorreram nesta sexta-feira, durante a Black Friday
Fiscalizações ocorreram nesta sexta-feira, durante a Black Friday

Com o objetivo de combater irregularidades durante a Black Friday, equipes da Fundação Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) realizaram ação de fiscalização em lojas de Presidente Prudente, nesta sexta-feira. Os agentes visitaram 12 estabelecimentos e encontraram situações em desacordo na metade deles.

Conforme a coordenadora do Procon estadual em Prudente, Priscila Landin, seis lojas apresentaram irregularidades, como expor à venda produtos vencidos, descumprimento de oferta, falta de informação do preço anterior à Black Friday para o consumidor verificar a vantagem auferida e informar apenas o desconto, obrigando o cliente a realizar o cálculo para obter o preço promocional.

Priscila aponta que os estabelecimentos em questão receberão auto de infração, o que dá início ao processo administrativo sancionatório, com penalidade multa.

Segundo ela, consumidores que detectaram irregularidades durante a Black Friday podem continuar fazendo denúncias pelos próximos dias. O site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) possui um canal específico para receber essas reclamações.

Problemas com compras

Para quem comprou algum produto durante a campanha de ofertas, o Procon-SP orienta que, em caso de arrependimento, é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Já o consumidor que, após sua compra, tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon-SP no atendimento online ou presencial.

Publicidade

Veja também