Black Friday: confira dicas para evitar ciladas

Consumidor deve ficar de olho nos falsos descontos e aumento antecipado dos preços

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 21/11/2024
Horário 18:46
Foto: Agência Brasil
Consumidores devem ficar atentos às promoções de Black Friday
Consumidores devem ficar atentos às promoções de Black Friday

Com alguns dias de antecedência da Black Friday, os consumidores já estão encontrando uma variedade de produtos com preços diferentes dos que são praticados no mercado. A Black Friday, que antes era restrita à última sexta-feira do mês de novembro, agora ocupa as propagandas do comércio em geral durante todo o mês.

Mas, diante das inúmeras ofertas, a orientação é que os consumidores se atentem à prática de algumas lojas. A reportagem conversou com o advogado, especialista em direito do consumidor, Marcelo Cezário, que passou algumas dicas. Entre elas, a de evitar fazer as compras e inserir dados pessoais e bancários em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas.

Pesquisa

O advogado ressalta a importância de fazer uma pesquisa de preços para saber se o desconto oferecido é mesmo real. “Desconfie de ‘ofertas incríveis’ e de ‘cupons de descontos’ vindos de anúncios, links de propaganda ou SMS. Pra que intermediários? O ideal é comprar direto na loja ou direto na loja do site”.

Cautela na hora da compra

Cezário orienta para que o consumidor compre apenas aquilo que realmente for necessário e que caiba no seu orçamento. “Não adianta nada o consumidor ganhar desconto na compra de um produto e depois ter que pagar juros do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo. Janeiro está aí e tem muita conta pra pagar - IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor], matrícula de escola, entre outros - por isso é bom evitar o endividamento”.

Se a compra for parcelada, o ideal é verificar os juros cobrados antes de fechar negócio. Caso o pagamento de uma compra for por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento (nome da empresa, data, CNPJ, endereço, etc.).

Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido com atenção.

Fique de olho

O advogado alerta também para que o consumidor verifique o prazo de entrega do produto. “Documente-se de toda compra efetuada, com fotos ou print das telas onde consta a especificação do produto, o preço, o prazo de entrega e os dados do fornecedor e exija sempre a nota fiscal”.

Outro alerta é em relação a tal da “garantia estendida”, que, segundo Cezário, “de garantia não tem nada, pois trata-se de um seguro”. “Tem que verificar se a cobertura é total ou se houver troca do produto é necessário pagar franquia”.

Compra cancelada

De acordo com Cezário, toda compra realizada pela internet é possível ser cancelada. É o chamado direito de arrependimento, previsto no Código de Defesa do Consumidor. “O cliente tem sete dias para desistir da compra, contados a partir da data que ele receber o produto”.

Procon

Segundo a coordenadora do Procon em Presidente Prudente, Camila Valera Marquini, para evitar que o consumidor compre em sites não seguros, a Fundação Procon-SP tem uma lista dos sites que devem ser evitados. Basta entrar no site do Procon-SP www.procon.sp.gov.br e lá vai ter um ícone chamado “Evite estes sites”.

Camila diz ainda que as reclamações mais comuns em relação à Black Friday são atraso na entrega do produto, a não entrega, o fornecedor que não aceita o direito de arrependimento do cliente. Ressalta que é importante conhecer a reputação da loja, saber se há reclamações sobre os produtos e a entrega.

Ela acrescenta que caso o consumidor não esteja satisfeito com a compra ou teve algum problema com o produto, o primeiro passo é tentar um acordo através do SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) da empresa. Caso isso não resolva, procurar o Procon.

Foto: Cedida


Marcelo Cezário, advogado especialista em direito do consumidor

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