Embora a Black Friday tenha se tornado uma das principais datas do comércio, falsas promoções fizeram com que muitos consumidores passassem a chamá-la de Black Fraude. No entanto, há algumas atitudes e cuidados que podem ser adotados para evitar que o cliente caia em golpes e consiga aproveitar a data de forma positiva. É o que afirma Israel de Castro, Head de Marketing da Foregon, em Presidente Prudente.
Segundo ele é possível encontrar boas ofertas. O ideal é acompanhar a variação de preços antes da black para se ter uma referência anterior de valores. Nesse sentido, sites comparadores de preços podem ajudar, como Buscapé, Google Shopping, Zoom, JáCotei e outros. Outra forma de aproveitar as ofertas é ter em mãos cartões de crédito e contas digitais que oferecem bons benefícios para comprar nessa época. “Os bancos são preparados para oferecer diversos tipos de promoções, cupons de desconto, cashback e outros tipos de parcerias com as lojas. São diversos benefícios para cada tipo de cartão de crédito que vamos deixar aqui e para conhecer mais detalhes sobre cada tipo e solicitar o seu de forma rápida e segura, acesse o site da Foregon, [https://www.foregon.com/]”, orienta o diretor de estratégia.
GOLPES E FRAUDES
Eis que sempre vem a pergunta. Quais as melhores formas de se proteger dos golpes e fraudes? Israel aconselha pra que se confira se o site é confiável - cheque se o mesmo informa o CNPJ da empresa. Na dúvida, vale conferir a avaliação da empresa no Reclame Aqui. Desconfie daquelas promoções com preços muito fora da realidade, sabe? Certifique-se que a empresa disponibiliza um canal de relacionamento, com e-mail e telefone. Confira a avaliação de produtos e depoimentos de outros consumidores. Salve todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal.
“Mesmo seguindo todas as dicas para verificar se o site é confiável para fazer uma compra pela internet, utilize o cartão virtual. Assim, você garante a segurança dos seus dados, já que o cartão virtual é temporário. Fique atento às políticas de troca e devolução. Alguns sites oferecem bons descontos em produtos com a condição de não haver e nem sempre isso fica claro para o cliente”, alerta o Head de Marketing.
JÁ ERA
Caso você tenha sido vítima de uma das fraudes/golpes o primeiro passo, conforme Israel é reunir todos os registros de interação com os golpistas e fazer um boletim de ocorrência. Se o problema for com um site de e-commerce específico, tente contato com a empresa pelo Fale Conosco para registrar uma reclamação oficial.
“Lembre-se de denunciar os perfis falsos para as plataformas mediadoras, como WhatsApp e Instagram, e comunicar seus amigos e familiares sobre o golpe para que eles possam se preservar. Procure sites como o Reclame Aqui e registre o ocorrido. Muitas empresas aceitam negociar e resolver por intermédio da plataforma online”, salienta o diretor.
Registre a reclamação no Fundação Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu Estado ou da sua cidade. A maior parte aceita notificações online. Neste site, você encontra os links para todos os Procons registrados pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) – do Ministério da Justiça e Cidadania.
CARTÃO DE CRÉDITO
Em compras online sempre utilizar o cartão virtual para preservar a segurança dos dados. Esse é um dos cuidados fundamentais ao usar o cartão de crédito. Em lojas físicas prefira o pagamento por aproximação e nunca se afaste do seu cartão de crédito. Comerciantes mal intencionados podem trocar o cartão do cliente por outro semelhante ou fotografar o plástico.
Preserve seus dados. Nunca compartilhe fotos do seu cartão de crédito e senha. Confira o valor inserido na maquininha. Tenha o aplicativo do cartão instalado no celular. Assim, é possível ver em tempo real todas as compras que estão sendo feitas.
Israel destaca que a educação digital é extremamente importante, e uma grande aliada para combater os crimes digitais. A grande parte das Companhias e Instituições financeiras investem em campanhas de alertas e conscientização. "Conhecer mais sobre produtos financeiros e como eles funcionam pode fazer a diferença na vida das pessoas. Aproveitar benefícios e vantagens que mais fazem sentido não deixa de ser uma maneira de investir na vida financeira e aproveitar as épocas de promoções" afirma ele.
“Mesmo seguindo todas as dicas para verificar se o site é confiável para fazer uma compra pela internet, utilize o cartão virtual. Assim, você garante a segurança dos seus dados, já que o cartão virtual é temporário. Fique atento às políticas de troca e devolução. Alguns sites oferecem bons descontos em produtos com a condição de não haver e nem sempre isso fica claro para o cliente”
Foto: Freepik - Nunca compartilhe fotos do seu cartão de crédito e senha; confira o valor inserido na maquininha
GOLPES MAIS COMUNS NESSE PERÍODO
* Tudo pela metade “do dobro”
* Mudança de preço no carrinho de compras
* Frete mais caro do que o produto anunciado
* Prazo de entrega abusivo - importante: confirme antes de fechar a compra qual o prazo mínimo e o prazo máximo para entrega e veja se você está de acordo.
* Dê atenção ao parcelamento
* Cuidado com o phishing - e mails, sites, mensagens com links criminosos
* Compras por redes sociais - perfis falsos
1. Cartões de Lojas
Principalmente em lojas que já possuem relacionamento de compras ou lojas com cartões próprios como Americanas, Submarino e Magalu e costumam oferecer durante a Black Friday descontos de até 80% e condições especiais de parcelamentos e pagamentos, como por exemplo, 60 dias para começar a pagar.
2. Cartões com Cashback
Vários cartões de crédito possuem o cashback, um programa de recompensa que devolve parte dos valores gastos em compras ao titular do cartão. O diferencial pode significar um bom desconto no final das compras.
3. Milhas em dobro
Alguns cartões possuem o benefício de acúmulo de pontos que podem ser trocados ou convertidos em milhas em programas de fidelidade em algumas companhias aéreas. Os pontos podem ser multiplicados, em algumas empresas a troca pode gerar mais de 100% de bônus na hora da troca.
4. Bandeiras dos cartões
Ficar de olho nas bandeiras dos cartões também é uma ótima opção.
A Mastercard, Visa e Elo possuem programas compre 1 leve 2, garantia estendida, compra protegida e seguro proteção de preços.
5. Programa de pontos
Também vale a pena ficar de olho nos programas de pontos como o Esfera Santander, Iupp Itaú, Dotz e afins. Estes pontos podem ser trocados por produtos.
6. Cartões de crédito sem anuidade
Os cartões de crédito com isenção de anuidade não possuem taxas e normalmente tem sua solicitação simplificada, deixando os consumidores mais à vontade para ter vários cartões, aumentando assim o limite de crédito para realizar suas compras.
7. Cartões Internacionais
A Black Friday é um evento mundial e pode ser aproveitada também por clientes dos cartões internacionais, que costumam fazer suas compras fora do Brasil.
*Dica bônus - Usar o cartão virtual
Alguns bancos e Instituições financeiras já oferecem as funções débito e crédito na versão digital, oferecendo mais segurança na hora das compras on-line. O cartão virtual pode ser temporário, ou seja, você usa apenas uma vez por compra e depois disso, ele se torna inválido automaticamente. Aí na próxima compra, você precisa gerar um novo cartão virtual.
A criação de um cartão virtual costuma ser bem simples. Basta acessar o aplicativo do seu banco, encontrar a opção “cartão virtual” e concluir a solicitação com a sua senha.