Há pouco mais de um ano, o biólogo Pablo Edini Damião dedica seu tempo para fotografar detalhes da fauna e da flora que, por muitas vezes, passam despercebidos aos olhos. Com a câmera nas mãos, visita diversas cidades da região em busca de insetos, animais nativos e paisagens que tragam a beleza para suas lentes. Os registros compõem o acervo fotográfico que é divulgado nas redes sociais, o que promove um passeio virtual aos amantes da natureza.
Indiana, Martinópolis, Rancharia, Teodoro Sampaio e Presidente Prudente estão entre as cidades que visita com mais frequência para dar vida ao trabalho. Em locais como o Parque Estadual do Morro do Diabo, Parque Ecológico Cidade da Criança e o campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), instituição onde se formou, encontrou diversas espécies, algumas, até mesmo consideradas de aparições raras na região.
“Sempre fui apaixonado pela natureza”, afirma. “Quando ganhei a câmera, tomei liberdade para registrar a visão que tenho para o mundo, mostrar a beleza que ele sempre teve que, muitas vezes, só é possível capturar nos detalhes”, afirma o biólogo de 21 anos, que mora em Martinópolis. “Meu descanso não é ficar deitado em casa, mas, estar em contato com a natureza, fazer trilhas e sair por aí fotografando”, salienta.
Dentre os animais nativos, a ave “soldadinho” - Antilophia galeata, está entre aquelas que Pablo considera especiais. O animal foi encontrado na Represa Laranja Doce, em Martinópolis. “É uma espécie que dificilmente fica parada, mas quando se aproxima provoca uma conexão muito boa com a pessoa”, explica. “Além de ser uma ave muito bonita”, considera o biólogo.
Já entre os insetos, o preferido é a mariposa-espelho - Rothschildia arethusa, encontrada no campus 2. “As borboletas estão em diversos fragmentos florestais, e sempre surpreendem pela beleza”, lembra.
SERVIÇO
O acervo do biólogo pode ser conferido em perfis do Instagram. O @fauna_nativa traz aves, animais diversos e paisagens; já o @papilio_edini apresenta um catálogo de artóprodes comumente encontrados no oeste paulista.
Fotos: Pablo Edini Damião
Rothschildia arethusa surpreende pela beleza
Arara-canindé registrada em Presidente Prudente
Ariramba vista em Indiana
Caxinguelê flagrado em Teodoro Sampaio
Colhereiro em Martinópolis
Maritaca em Presidente Prudente
Tico-tico-do-campo visto em Martinópolis
Foto: Guilherme José Costa/Cedida
Pablo é de Martinópolis, mas faz registros pela região de Prudente