A Biblioteca da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente está com uma campanha de arrecadação de livros que depois serão destinados às bibliotecas das unidades prisionais do Estado de São Paulo.
O projeto é feito em parceria com a ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais) da USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel). Os objetivos são buscar o incentivo à leitura e erradicar a desigualdade social.
Qualquer pessoa pode doar livros para a campanha, que termina no dia 31 de março. Com exceção de apostilas, relatórios, livros didáticos e enciclopédias são aceitos livros de qualquer temática. As únicas condições é que devem estar em bom estado e também sem rasura.
Após o prazo de coleta, haverá uma análise logística de distribuição, dependendo da quantidade de livros doados e este trabalho ficará a cargo da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel. No caso de serem poucas obras recebidas, as bibliotecas as entregarão para uma determinada unidade prisional escolhida pelos organizadores.
A campanha é fruto da Agenda 2023 da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como um dos objetivos tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, sendo válido durante todo o mês de março, em homenagem ao Mês do Bibliotecário.
Segundo Alessandra Kuba, supervisora da Seção de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI) da Biblioteca da FCT/Unesp, a campanha possui diversos benefícios. “Além de ter a redução de pena a cada obra lida, tem também o aspecto da importância da leitura, direito que todo mundo tem que ter acesso, mas que infelizmente não é a realidade, principalmente no Brasil. Então é uma oportunidade enorme para a população carcerária”.
SERVIÇO
Qualquer pessoa da comunidade prudentina ou da região poderá realizar a doação dos livros e para isso basta se dirigir até a Biblioteca da FCT/Unesp, que fica à Rua Roberto Simonsen, 305, Vila Santa Helena, em Presidente Prudente.