Bezerra de Menezes promove interação social

A ideia de promover o festival surgiu da terapeuta Edileine Briguente Freitas.

Esportes - Arize Juliani

Data 31/07/2014
Horário 09:26
 

Pacientes da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, de Presidente Prudente, participaram de uma manhã interativa ontem. O Festival de Pipas reuniu funcionários e internos da instituição. Na ocasião, 19 pacientes estiveram inscritos e concorreram nas categorias mais bonita, maior e menor pipa e a que voa mais alto. Os prêmios foram doados para a entidade e premiaram os classificados entre os três primeiros lugares com camisetas e bonés. Cerca de 40 pipas foram confeccionadas pelos próprios pacientes durante as atividades desenvolvidas pela terapia ocupacional.

Atualmente, a associação funciona com 240 pacientes. Destes, 90 são moradores. "Esse momento é muito importante, principalmente para os pacientes, pois todo o trabalho realizado para o desenvolvimento cognitivo é de extrema importância. A interação com a natureza, com os funcionários e colaboradores, é fundamental para a recuperação deles ", enfatiza a diretora clínica Michelle Medeiros Lima Salione.

A ideia de promover o festival surgiu da terapeuta Edileine Briguente Freitas. Ela contou que já havia desenvolvido o projeto em outras entidades e o resultado, sempre benéfico para o paciente, fortaleceu a iniciativa. "Já confeccionávamos as pipas durante as atividades de terapia ocupacional, então resolvemos organizar o festival para estimular os participantes, tendo um momento de prazer, resgatando as brincadeiras de infância e estimulando a criação e a criatividade, quebrando a rotina diária", ressalta.

 

Sair da rotina


O psicólogo Guilherme Simonsen explicou que existem dois importantes critérios nessa atividade terapêutica: sair da rotina e promover a interação social. Segundo ele, o Festival de Pipas é essencial para o tratamento do paciente psiquiátrico.

"O festival, além de estimular a interação e a socialização, estimula a autoestima, a confiança em si mesmo e o relacionamento interpessoal. Tudo isso trabalha a questão da afetividade, da cognição e a habilidade sensorial e motora. São vários tipos de estímulos que englobam em uma atividade simples, como empinar pipa", acrescenta.

O jornal O Imparcial e parceiros vão promover no dia 17 de agosto, às 9h, no campo de futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), a 29ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri. O tema deste ano será Patrimônios Históricos do Brasil. As inscrições são gratuitas.

 
Publicidade

Veja também