Em abertura do calendário oficial da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), começa amanhã a IX Taça Yakult de Beisebol Interclubes Infantil. Com a participação de 14 clubes na competição, o oeste paulista estará representado pela equipe de beisebol infantil Acae/Hinomoto/Semepp, de Presidente Prudente. Com a presença sempre confirmada no torneio, o time com 11 atletas vai até o CT (Centro de Treinamento) da Academia Yakult, em Ibiúna (SP), para participar de mais uma edição.
De malas prontas e saída confirmada para hoje à noite, o técnico da equipe, Roberto Saito, garante que a intenção principal é ver o desempenho dos outros clubes. "Ao longo da temporada é certo que estaremos em confrontos com os times presentes na Taça. Desta forma, a ideia é identificar como está o rendimento deles, para que possamos sentir a pegada dessa temporada e agir nos campeonatos futuros", afirma.
Ainda de acordo com Roberto, infelizmente os preparativos para o torneio estavam indo bem, até que imprevistos aconteceram recentemente. Apesar de levar 11 jogadores até Ibiúna, ele afirma que a equipe possui 13 atletas, mas dois, por problemas de saúde, não poderão competir. "O desfalque se deu pois um dos nossos meninos está com problema de asma e o outro teve uma lesão na mão, o que impediu a chance de participar da disputa", explica.
Além disso, Roberto lembra que competir na Taça serve para avaliar o desempenho do grupo. "O foco principal deste ano está no Campeonato Brasileiro de Beisebol Infantil, no final de outubro. É a competição mais cobiçada por todos. Então, nada melhor que começar o calendário de atividades bem, para que reflita na atuação ao longo do ano", completa.
Na última edição do evento, em 2016, a equipe de Prudente conseguiu ficar entre os oito melhores, entre 16 times participantes. Apesar do caráter de avaliação e reconhecimento dos times neste ano, o técnico garante que o grupo se dedicou nos treinamentos e também tem a intenção de voltar pra casa como campeão.