Barbosa da Silveira: exemplo de resiliência e amor ao jornalismo

Jornalista que trabalhou no impresso e no rádio faleceu nesta segunda-feira, aos 97 anos; Prefeitura decretou luto oficial de três dias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2022
Horário 10:21
Foto: Reprodução
Barbosa da Silveira, carinhosamente chamado de Mestre, faleceu nesta segunda-feira
Barbosa da Silveira, carinhosamente chamado de Mestre, faleceu nesta segunda-feira

Morreu nesta segunda-feira, em Presidente Prudente, o jornalista José Vinicius Barbosa da Silveira, aos 97 anos, vítima de uma parada cardíaca. Foi com o famoso sobrenome que Mestre, como era conhecido carinhosamente por amigos e colegas de trabalho, assinou diariamente a seção “Sociedade em Tópicos”, no jornal O Imparcial, por mais de cinco décadas. Já aposentado, ele cuidava da saúde em um retiro de idosos do município.

O corpo é velado na Casa de Velório Athia. O sepultamento está previsto para as 17h desta segunda, no Cemitério Municipal São João Batista.

O falecimento do jornalista levou a Prefeitura decretar luto oficial de três dias. O documento foi publicado nessa segunda-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial do município. Durante o período, as bandeiras seguem hasteadas a meio-mastro.

Conforme o decreto, o luto oficial considera “o importante papel que Barbosa da Silveira, como era conhecido, desenvolveu junto ao ramo da comunicação, atuando por mais de 40 anos no jornal O Imparcial e na Rádio Comercial AM”.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) comentou sobre o que o jornalista representa à história da imprensa local. “Uma ilustre personalidade da imprensa prudentina se foi. Barbosa da Silveira é sinônimo de longevidade e amor por esta honrada profissão, mantendo por mais de 40 anos a coluna ‘Sociedade em Tópicos’, no jornal O Imparcial, e o programa ‘Os Ouvintes Querem Ouvi-lo’, na Rádio Comercial AM. Fica nosso reconhecimento gratidão por tantas décadas de serviços prestados à comunidade. Que Deus o receba e lhe conceda o descanso eterno”, declarou.

A Câmara Municipal também manifestou pesar aos amigos e familiares pelo falecimento de Barbosa da Silveira. Ele recebeu o título de Cidadão Prudentino em agosto de 1996, após projeto de decreto legislativo do então presidente da Câmara, vereador Wilson Portella Rodrigues. Pouco mais de 20 anos depois, foi entrevistado pelo programa Memória Prudentina, da TV Câmara de Prudente, em 2018, disponível no link youtu.be/rCFibMThxnc.

O Lions Clube de Presidente Prudente Cinquentenário também lamentou a morte de Barbosa da Silva, que ingressou no leonismo em novembro de 1977. “Ocupou todos os cargos de dirigente de clube, sendo presidente no ano leonístico 1989/1990. Membro ativo do clube, participava de todas as reuniões e campanhas, mesmo já estando com idade avançada”, escreveu o clube em uma rede social.

“Em sua coluna no jornal O Imparcial, a ‘Sociedade em Tópicos’, divulgava diariamente as atividades de todos os clubes de serviços da nossa cidade e, em seu programa na Rádio Comercial, ‘Os ouvintes querem ouvi-lo’, entrevistava as pessoas que faziam a diferença em Prudente”, completou. “Brincava que havia descoberto o segredo da longevidade. Segundo ele: ‘o segredo é não morrer’. Amigo, companheiro, generoso, sábio, Mestre, um homem à frente do seu tempo. Com certeza, deixará muitas saudades!”, pontuou o clube.

Foto: Altino Correia - Barbosa da Silveira assinou coluna social em O Imparcial por mais de cinco décadas

Vida do Mestre

De acordo com o jornalista Altino Correia, José Vinicius Barbosa da Silveira, paulistano do Braz, nasceu no dia 27 de maio de 1925. Daquele bairro, traz uma lembrança inesquecível: a cantora Inezita Barroso, que foi sua colega de banco escolar e amiga de muitos anos. A vinda do cronista para Prudente seria de um curto período de, no máximo, quatro anos, que se prolongou até o fim da vida.

Assumiu em 1959 a função de secretário da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, como instituto isolado até 1976, quando foi implantada a Unesp (Universidade Estadual Paulista) “Júlio de Mesquita Filho”. Foi nessa universidade que concluiu o curso de Ciências Sociais, em 1979. Na Toledo Prudente Centro Universitário, cursou Estudos Sociais pela turma de 1975.

No jornal O Imparcial, manteve coluna diária no Caderno 2, intitulada “Sociedade em Tópicos”, com notas e notícias do colunismo social. Além do jornal, teve na Rádio Comercial AM um programa de entrevistas aos domingos, desde abril de 1972.

A respeito do colunismo social que exercia, Barbosa da Silveira era categórico ao afirmar que não fazia diferenciação entre as pessoas que ali apareciam: “A coluna é abrangente, desde o presidente da República até o mais humilde cidadão ou servidor”.

Foto: Altino Correia - Barbosa da Silveira deixa legado na imprensa prudentina

Leia mais

Publicidade

Veja também