A Banda Marcial de Rancharia conquistou o título de vice-campeã nacional, na última semana, no Campeonato Brasileiro 2022, promovido pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras, realizado em Lorena (SP). Os integrantes participaram em duas modalidades – banda marcial (regida pelo maestro Carlos Correia) e percussão sinfônica (regida pelo maestro Carlos Bonfim).
A banda conquistou, ao todo, 14 premiações, entre elas a de 1º e 2º lugares de Banda de Percussão Sinfônica e Banda Marcial. A banda também foi premiada nos quesitos: baliza, mor de comando, pavilhão cívico.
Segundo informações do secretário de Cultura e Turismo, Tiago Silva, a Banda Marcial de Rancharia foi criada em 1997 pelo maestro José Carlos Correia Ferreira. É composta hoje por 40 integrantes do corpo musical e mais 30 do corpo cívico e coreografia.
Os integrantes tocam instrumentos de metal como tuba, eufônico, trombone de vara, trompete, corneta e trompa. Na parte da percussão entram caixa, bumbo, prato, tímpanos, xilofone.
No mês de outubro, o grupo foi campeão estadual como Banda Marcial e Banda de Percussão Sinfônica, no campeonato realizado em Itapevi (SP).