No último final de semana, a Banda Marcial 11 de Julho, do Parque dos Pinheiros, de Álvares Machado, foi até o município de Taió, no Vale do Itajaí em Santa Catarina, para participar da 3ª Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras e se saiu bem na competição realizada pela Abanfaesc (Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina). No sábado, a corporação musical machadense sagrou-se campeã nas categorias banda de marcha sênior, corpo musical, corpo coreográfico e balizador masculino, com o aluno Alysson de Souza Alves.
O regente da Banda Marcial 11 de Julho, Odair Carlos Biscola, realçou que este é o segundo título que a equipe vence em menos de 70 dias. Em maio, a equipe musical conquistou o título da Copa América Virtual na categoria banda de marcha seniores.
Odair dá ênfase no trabalho dos instrutores Rodrigo Correa e João Marques na condução, respectivamente, do corpo coreográfico e da linha de frente. Ele também acrescenta a importância de Felipe Tosta, instrutor de percussão e metais, para fazer a harmonia fluir durante a apresentação da banda.
A Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras reuniu 59 corporações musicais dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, sendo que a Banda 11 de Julho foi a única corporação paulista presente no evento.
No mês passado, a banda marcial do Parque dos Pinheiros foi até Yby Yaú, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes do Departamento de Concepción, no Paraguai, para se apresentar no desfile cívico Paz del Chaco, que celebra a protocolo de paz entre Paraguai e Bolívia, firmado em12 de junho de 1935, após três anos de guerra pela posse territorial da região de Gran Chaco, situado no sudeste da Bolívia e no norte do Paraguai.
O evento em Yby Yaú contou com 50 entidades entre escolas e fanfarras. A comitiva da Banda 11 de Julho viajou com 48 pessoas entre corpo musical, linha de frente, corpo coreográfico e regente.