Bancos desrespeitam tempo de espera em filas

“Eram três caixas para atender aproximadamente 200 pessoas. Eles buscam lucro, mas não aperfeiçoam o básico, que é o atendimento pessoal", pontua.

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 11/03/2014
Horário 08:33
 

Ontem, em Presidente Prudente, na primeira semana após o feriado prolongado de carnaval, quem precisou utilizar os serviços bancários enfrentou horas de espera nas filas de bancos. Em pelo menos duas agências, o tempo mínimo de espera foi de 1 hora. A situação vai contra a Lei Municipal 6.362/05, que limita o tempo de espera nas filas, determinando tolerância de 20 minutos em dias normais e 30 em vésperas de feriado, último dia do mês e quarto e quinto dias úteis. Segundo clientes, em uma determinada agência, gerentes usam estratégia para burlar o tempo de espera, o que de acordo com o Procon se caracteriza como má prestação de serviço, previsto no artigo 20, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor.

Jornal O Imparcial 3 caixas atendiam fila com inúmeras pessoas

A reportagem conversou com usuários de duas agências - o Santander, na  Avenida Coronel José Soares Marcondes, e a Caixa Econômica Federal, no mesmo logradouro. Os clientes são unânimes em pontuar a falta de respeito por parte dos bancos. "Eu cheguei na Caixa às 14h50 e fui sair às 16h21. Quase duas horas para pagar contas, onde vamos parar?", questiona a doméstica Ana Maria de Jesus, 57 anos. Nesta mesma unidade, a empresária Sandra Helena de Oliveira, 48 anos, faz uma revelação. Segundo ela, o local "frauda" o sistema de tempo de espera. "Eu cheguei na agência às 14h45 e fiquei na fila quase 1 hora para registrar a senha de atendimento, isto do lado de fora. Só me entregaram a senha quando os caixas lá dentro já estavam desocupados. Ou seja, aquela uma hora que fiquei esperando não foi registrada. Como pode isso? Total falta de respeito e fora da lei também", reclama.

Na unidade do Santander, o cliente Luiz Henrique Ruiz, 30 anos, esperou quase duas horas pelo atendimento. "Eram três caixas para atender aproximadamente 200 pessoas. Eles buscam lucro, mas não aperfeiçoam o básico, que é o atendimento pessoal", pontua.

Quem se sentir lesado diante do exposto deve procurar o Procon para esclarecimentos. Mas, a responsabilidade por apurar as denúncias é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), informa a coordenadora da fundação, Priscila Nishimoto Landin. A Sedepp por sua vez, remete a responsabilidade de denúncia ao Procon, mas orienta que usuários devem solicitar o registro da hora de entrada e saída aos bancos para comprovar. Em relação ao caso da estratégia da caixa, o chefe da pasta, Aristeu Santos Penalva de Oliveira, diz que agentes fiscalizarão a unidade.

A Caixa esclarece que o sistema de ar-condicionado do prédio foi prejudicado pelas quedas de energia que afetaram a cidade nos últimos dias. Diante disso, optou por realizar atendimento de forma contingenciada até o reparo do aparelho. A Assessoria de Imprensa do Santander, por sua vez, informa que o movimento na agência mencionada foi atípico e ocorreu devido à concentração de pagamentos no dia 10, que também foi o quinto dia útil do mês.
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