Banco de Sangue do HR pede apoio da população

PRUDENTE - André Esteves

Data 05/05/2016
Horário 09:48
O Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, alerta que está novamente com estoque baixo. De acordo com o hematologista da unidade, José Antônio Nascimento Bressa, o hospital estima receber por mês cerca de mil bolsas de sangue, mas com a diminuição das temperaturas, as doações caíram de 30 a 35 bolsas por dia para apenas dez.

O especialista conta que a situação impacta diretamente no serviço do hospital, visto que o baixo estoque prejudica a transfusão de sangue para pacientes com casos de dengue e Influenza A (H1N1), o atendimento adequado a pacientes em situação de emergência e a realização de cirurgias. Conforme o HR, mais de 1,7 mil cirurgias ocorrem mensalmente e muitas são interferidas em razão do déficit.

Jornal O Imparcial No tempo frio, doações de sangue caem e estoque fica baixo

Em virtude disso, o hospital pede o apoio constante da população na conscientização sobre a importância da doação de sangue. Segundo Bressa, a melhor forma de informar a sociedade prudentina sobre a prática é através da divulgação pelos meios de comunicação. "O Brasil não tem a cultura de doar sangue, então é preciso conscientizar", afirma o médico.

O hematologista ressalta que qualquer pessoa pode ser doadora de sangue, desde que atenda aos requisitos básicos. "O doador precisa ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde, sem registro de doenças transmissíveis pelo sangue, e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade, no entanto, devem estar acompanhados dos pais", recomenda. Outras instruções para os interessados é que, antes de doar, tenham uma boa noite de sono, não façam o consumo de bebidas alcoólicas, evitem o consumo de alimentos muito gordurosos e apresentem documento com foto.

 

SERVIÇO

ENDEREÇO

O Banco de Sangue do HR está localizado na Rua José Bongiovani, 1297, Cidade Universitária. O atendimento ocorre diariamente, inclusive aos fins de semana, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3229-1500.
Publicidade

Veja também