Banco de Olhos e Santa Casa de Prudente realizam mutirão para cirurgia de catarata

Ação será neste sábado, com objetivo de reduzir a fila de pacientes que aguardam pelo procedimento

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 20/09/2024
Horário 05:01
Foto: Arquivo
Mutirão Oftalmológico para pacientes que esperam na fila para cirurgia de catarata é realizado pelo Banco de Olhos e Santa Casa de Prudente há 10 anos
Mutirão Oftalmológico para pacientes que esperam na fila para cirurgia de catarata é realizado pelo Banco de Olhos e Santa Casa de Prudente há 10 anos

O Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa de Presidente Prudente, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realiza neste sábado (21) o Mutirão Oftalmológico para pacientes que aguardam por um cirurgia de catarata. Segundo a gerente assistencial e responsável técnica do Banco de Olhos de Prudente, Daiane Graciela Hilário, o objetivo desse mutirão é ajudar a diminuir a fila de espera nessa especialidade. “A Santa Casa está oferecendo 60 vagas de cirurgia para quem está há algum tempo na fila de espera”.

De acordo com Daiane, esses pacientes já foram agendados pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), no total de 60 pessoas. “O DRS chamou os 60 primeiros da fila, de Prudente e região, que aguardavam há mais tempo para fazer o procedimento”.

No sábado os atendimentos serão realizados das 8h às 12h, no Banco de Olhos de Prudente. Os pacientes vão passar por uma nova triagem, para confirmar a necessidade da cirurgia, e dependendo do resultado da consulta, a cirurgia já será agendada e será realizada pela Santa Casa de Prudente.

Ainda segundo Daiane, três médicos, três enfermeiros, uma assistente social e voluntários vão trabalhar nesse mutirão, que já ocorre há 10 anos.

Filas de espera

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informa que, atualmente, as filas de espera para exames, atendimentos, cirurgias e procedimentos é descentralizada, mas a atual gestão trabalha para identificá-las e unificá-las. 

“A SES reforça o compromisso em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além de elevar a qualidade do atendimento e reduzir o tempo de espera na fila. Um exemplo desse compromisso é a Tabela SUS [Sistema Único de Saúde] Paulista, uma iniciativa inédita que remunera em até cinco vezes mais pela realização de procedimentos médicos realizados pelo Sistema Único de Saúde para as instituições filantrópicas. De janeiro a junho deste ano, foram repassados R$ 7,7 milhões para a Santa Casa de Presidente Prudente”, informa a pasta.

Foto: Arquivo

Daiane Graciela Hilário, gerente assistencial e responsável técnica do Banco de Olhos de Prudente

Publicidade

Veja também