Este mês é marcado pela campanha "Agosto Dourado", dedicada ao incentivo à amamentação e aos benefícios do leite materno. Visando conscientizar sobre a importância do tema, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do BLH (Banco de Leite Humano), realizará ações durante todo o período. Haverá encontros com grupos de gestantes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) até o dia 31, divididos entre a enfermeira Adriana Monteiro, a fonoaudióloga Claudia Direne e a nutricionista Juliana Santiago.
Veja o cronograma:
Discussão sobre amamentação e fala do bebê nas UBSs
- 04/08, às 8h30, UBS Centro;
- 08/08, às 8h30, UBS Guanabara;
- 10/08, às 9h, UBS São Pedro;
- 14/08, às 8h, UBS Belo Horizonte;
- 17/08, às 13h, UBS Vila Real;
- 18/08, às 8h30, UBS Brasil Novo;
- 22/08, às 8h, UBS Ana Jacinta;
- 23/08, às 13h, UBS São Judas;
- 24/08, às 8h, UBS Cedral.
Discussão sobre amamentação e retorno ao trabalho nas ESFs
- 11/08, às 8h30, ESF Jardim Regina;
- 15/08, às 13h30, ESF Humberto Salvador;
- 29/08, às 13h30, ESF Jardim Leonor;
- 31/08, às 8h, ESF Maré Mansa.
Além disso, haverá duas lives. A primeira ocorre no dia 7 de agosto, às 11h, com o tema "Saúde da mãe que amamenta", conduzida pela pediatra Maria Helena Coimbra dos Santos e a nutricionista Juliana Santiago. A transmissão é aberta para todas as gestantes e lactantes e, para ter o acesso, basta manifestar interesse por meio do e-mail [email protected].
A outra será realizada no dia 10 de agosto, às 14h, e é dedicada ao grupo virtual de doadoras do Banco de Leite Humano. O bate-papo terá a presença da enfermeira Adriana Monteiro e da fonoaudióloga Claudia Direne. A transmissão será por meio da plataforma do Google Meet e, para participar, é preciso se manifestar pelo WhatsApp 3229-1249.
Em alusão ao tema, também ocorrerá o 1º Encontro de Aleitamento Materno da Saúde Municipal de Presidente Prudente, voltado para nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros da rede municipal. O evento será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 13h, e contará com as palestras do secretário municipal de Saúde, Breno Erbella, da secretária adjunta Daniele Borsari e da supervisora de Nutrição, Juliana Santiago, com o tema "Saúde da lactante e fitoterápicos"; do assistente social, Paulo Alexandre Lopes, com o tema "Direitos da mulher trabalhadora que amamenta"; da coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Trevizan Monteiro, sobre "Amamentação e retorno ao trabalho"; e do psicólogo e supervisor de Saúde Mental, Audiston Nelson Alves Maciel, com tema "Acolhimento dupla mamãe-filho".