Banco de Leite atende de 60 a 80 prematuros por mês em Prudente

Unidade aproveita campanha Novembro Roxo para sensibilizar comunidade sobre doação de leite humano, necessário para suprir bebês hospitalizados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2023
Horário 14:54
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Campanha Novembro Roxo alerta para prevenção da prematuridade
Campanha Novembro Roxo alerta para prevenção da prematuridade

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do BLH (Banco de Leite Humano), realiza neste mês a campanha Novembro Roxo para sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do parto prematuro e a respeito do tema prematuridade. A ação é alusiva ao dia 17 de novembro, quando se lembra o Dia Mundial da Prematuridade. No município, o Banco de Leite atende, em média, de 60 a 80 prematuros por mês.

De acordo com a coordenadora Adriana Monteiro, a proposta da programação é informar a população sobre o tema e promover, apoiar e divulgar o aleitamento materno e e a doação de leite humano. “Aproveitamos o Novembro Roxo para distribuir cartazes nos hospitais e maternidades em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, além de folders e panfletos nessas instituições sobre a importância da amamentação e doação de leite humano”, explica.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), a prematuridade é a maior causa de mortalidade infantil até 5 anos. No Brasil, nascem aproximadamente 340 mil prematuros ao ano, segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), sendo o Brasil o 10º colocado em ranking mundial da prematuridade.

Além do material informativo, a equipe do Banco de Leite também realizará a preparação de kits de higiene para os bebês recém-nascidos que estão em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais públicos. Eles serão entregues no dia 17 de novembro, quando também haverá orientação às mães sobre a importância da doação de leite humano.

A campanha contará ainda com mobilização social para receber doações de bombas tira-leite elétricas ou manuais, novas ou seminovas e em bom estado de uso, a fim de auxiliar as puérperas de UTI a manter a produção de leite enquanto o recém-nascido está hospitalizado. Os materiais também serão destinados às doadoras de leite humano.

Ainda estão programadas transmissões a respeito do tema, que ocorrerão no Instagram do Banco de Leite (instagram.com/bancodeleitepp). No dia 13 de novembro, às 11h, a temática da live será "O poder da doação de leite humano", conduzida pela médica pediatra Maria Helena Coimbra. Na ocasião, Juliane Frigo, mãe de prematuro, dará o seu depoimento.

A segunda live ocorre em 28 de novembro, às 11h, com o tema "O poder do leite forte", e será ministrada pela consultora de amamentação, Sarah Sumaia. Um depoimento de mãe doadora de leite humano também está previsto para a transmissão.

Prevenção da prematuridade

Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar, seguido do acompanhamento pré-natal adequado e um parto seguro, de qualidade e humanizado, sem impacto para a saúde da mulher e do recém-nascido. "O SUS [Sistema Único de Saúde] oferece todo esse cuidado, acolhimento e acompanhamento. São considerados prematuros ou pré-termos os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação", aponta.

Ainda conforme a pasta, a PNAISC (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança) tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança, mediante a atenção e cuidados integrais da gestação até os nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, com o propósito de promover o crescimento e o desenvolvimento saudáveis e reduzir o adoecimento e mortes.

Publicidade

Veja também