Duas horas após o início do Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente, às 8h deste sábado, a ação de descarte já havia arrecadado aproximadamente oito toneladas de resíduos, de acordo com o secretário municipal de Tecnologia, Helton Sapia. “Esse é o balanço parcial que tínhamos até as 10h”, relatou o gestor da pasta.
Segundo Sapia, a participação da comunidade prudentina começou intensa. “Às 8h já tinha fila [no Parque do Povo]. Estamos otimistas quanto à quantidade de eletroeletrônicos que iremos reciclar de maneira correta”, projetou o gestor da pasta de Tecnologia.
O mutirão teve início às 8h no recuo do Parque do Povo e às 9h em outros três pontos de descarte no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na Praça CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado) do Jardim Alvorada e no Conjunto Habitacional João Domingos Netto. Nestas localidades, o evento seguiu até as 13h, já na maior estrutura do mutirão no Parque do Povo a coleta terminou por volta das 16h. Cerca de 200 voluntários participaram da ação.
A destinação do que foi coletado no Mutirão do Lixo Eletrônico se dará em São José dos Campos (SP) pela Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), empresa recicladora responsável pelo transporte e tratamento de todo tipo de e-lixo.
Fotos: Sinomar Calmona