Depois de realizada a audiência pública virtual que debateu o processo de concessão do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente e demais unidades do Estado de São Paulo, a Aviesp (Associação de Agências de Viagem do Interior do Estado de São Paulo) enviou para a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) um ofício com uma série de recomendações para tal processo, mas especialmente com uma reivindicação no que diz respeito ao saguão de embarque e desembarque de passageiros, que atualmente conta como “ampliação” no projeto do governo estadual, mas que, segundo a Aviesp, necessita de uma construção, um novo local, e não uma reforma.
“A região não pode perder essa oportunidade ou os esforços feitos até aqui. Precisamos que essa ampliação seja revista, já que um ‘novo puxadinho’ não supre as necessidades”, aponta o presidente da Aviesp, Marcos Antônio de Carvalho Lucas. Ele lembra que a luta não é nova, já que desde 2005 teve início uma série de requisições de melhorias para o aeroporto da maior cidade do oeste paulista.
A região não pode perder essa oportunidade ou os esforços feitos até aqui. Precisamos que essa ampliação seja revista, já que um ‘novo puxadinho’ não supre as necessidades
Marcos Antônio de Carvalho Lucas
Mesmo com uma “pequena reforma” em 2009, que beneficiou especialmente a pista de pousos e decolagens, o local conta com um problema antigo: o terminal de embarque e desembarque de passageiros que, segundo Marcos, é ultrapassado e não supre mais as necessidades. “No plano de concessão, alguns aeroportos ganharão novos terminais e no nosso há apenas a menção de uma ampliação, e é isso que relato no ofício”.
O presidente da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), Marcelo Fristchy, após a audiência virtual, também disse que a entidade se manifestou por meio de ofício no encontro para os pleitos que precisam ser feitos, pois “acredita que a concessão poderá alavancar o desenvolvimento regional e tornar o aeroporto uma porta para o atendimento internacional de cargas”.
A atual fase de concessão dos aeroportos paulistas, segundo a Artesp, é justamente a de ajustes nos projetos por um período de 120 dias. “A previsão é de que a publicação do edital ocorra até o final do mês de agosto e o leilão seja realizado em dezembro deste ano”.
De acordo com o plano apresentado pelo Estado, o aeroporto local - entre o primeiro e o terceiro ano de concessão - deverá receber R$ 22,57 milhões em investimentos, além de outros R$ 29,08 milhões entre o quarto e o trigésimo ano. Ao todo, em 20 anos, serão R$ 51,65 milhões em investimentos no aeródromo da cidade. No projeto, além da atual ampliação do terminal de passageiros, são mencionadas: adequações na largura e inclinação da pista e investimentos em equipamentos de navegação aérea.
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