A Polícia Militar Ambiental libertou diversas aves da fauna silvestre que haviam sido recolhidas em cativeiros durante a Operação Semana do Meio Ambiente, deflagrada na segunda-feira em cidades da região. No total foram cerca de 30 aves apreendidas. Na manhã de ontem, parte dos pássaros foi solta no Parque do Povo de Presidente Prudente – data de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia.
De acordo com a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, outras aves foram soltas em pontos específicos de Prudente e de Adamantina, para que pudessem localizar o habitat natural. Uma demanda também foi destinada para a Apass (Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis), onde receberá os cuidados necessários devido ao cárcere em que era mantida.
Isso porque a soltura varia de acordo com o grau de domesticação do pássaro, conforme explica o capitão-PM Júlio César Cacciari de Moura. “Se for encontrado em estado bravio, quer dizer que foi capturado recentemente e é novamente reintroduzido à natureza. Caso apresente sinais claros de domesticação, a ave é encaminhada para um centro de triagem onde pode ser reabilitada e introduzida na natureza”, expõe.
Cacciari lembra que nos últimos cinco meses, a polícia realizou a soltura de 300 aves apreendidas após denúncias ou em flagrantes na região. Segundo o capitão, o número pode estar atrelado ao reforço no trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade. “Com o implemento da fiscalização e mecanismos de inteligência policial, foi fomentada a quantidade de denúncias, e isso fez com que a população se conscientizasse, preservasse e denunciasse cada vez mais qualquer prática delituosa”, afirma.
“Essa ação visa despertar o interesse crítico nas questões ambientais e também a promover atividades de sustentabilidade e socioambiental”.
Ainda durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, em Presidente Prudente, a polícia destruiu gaiolas e armadilhas apreendidas durante a semana.
Na quinta-feira, em Presidente Epitácio, também houve a destruição de aproximadamente 47 mil metros lineares de redes de pesca utilizadas na prática predatória. Os materiais foram descaracterizados e destinados a duas cooperativas de coleta de materiais recicláveis do município.
Foto: Weverson Nascimento
Cerca de 30 aves da fauna silvestre foram apreendidas em cativeiros da região
Capitão Cacciari lembra sobre a parceria da polícia com a comunidade
SAIBA MAIS
Aves em cativeiro na mira da polícia
Polícia Ambiental apreende aves que estavam em cativeiro
Aves em cativeiro resultam em autos de infração, em Rancharia
Polícia Ambiental liberta 13 aves silvestres que estavam em cativeiro
Dia Mundial do Meio Ambiente em uma nova realidade
Prudente inicia hoje a Semana do Meio Ambiente