Autoconhecimento

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 17/10/2020
Horário 04:15

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo [será sempre vitorioso]”, Sun Tzu, o inimigo em uma organização não são as pessoas e sim a improdutividade, a falta de resultados oriundos de ruídos de comunicação, mal entendidos, insegurança, visões distorcidas e conflitos. Uma das ferramentas poderosas para análise de comportamento é a metodologia DISC*, estudada e aperfeiçoada por Mônica Hauck e Alessandro Garcia, fundadores da Solides.
Tive a oportunidade de aprofundar os conhecimentos no DISC no curso na Legado RH de Primavera do Leste (MT), esta metodologia foi divulgada pela primeira vez pelo PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, William Moulton Marston, no livro “As Emoções das Pessoas Normais”, em 1928. Curiosamente Marston é também o criador do polígrafo, detector de mentiras. Este conhecimento permite identificar os perfis comportamentais predominantes e as nuances para cada uma delas.

O autoconhecimento é o primeiro passo para evoluir como indivíduo, conhecer aos outros e vencer todas as batalhas

A psicóloga, especializada em Gestão de Pessoas, Liderança e Agronegócio, Lucilei Carvalho, proprietária da Legado RH, tem larga experiência no assunto e conduz o curso com a metodologia DISC. O domínio destas técnicas permite identificar a qual perfil um funcionário ou candidato à vaga de emprego se enquadra melhor e com isto é possível manter a equipe coesa, evitando conflitos desnecessários e, quando inevitável, encontrar formas eficazes de lidar com estas situações desafiadoras. 
O autoconhecimento é a base para o profissional de alta performance e condição indispensável para aqueles que precisam liderar e conhecer ainda melhor as pessoas que se relacionam. Diante do desafio das organizações em manter equipes produtivas e harmoniosas frente a comportamentos tão diferentes, o autoconhecimento é o primeiro passo para evoluir como indivíduo, conhecer aos outros e vencer todas as batalhas!
*DISC é o acróstico das palavras: Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade.


 

Publicidade

Veja também