Aulas da FCT/Unesp são retomadas na 2ª

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 25/08/2016
Horário 08:08

 


As aulas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, serão retomadas na segunda-feira. A greve dos docentes e alunos está encerrada e representantes de todas as áreas se reuniram na tarde de ontem, em uma congregação, para definir o calendário acadêmico com reposição de aulas para a conclusão do ano letivo. De acordo com Sandra Regina Albuquerque, supervisora do Grupo Técnico Acadêmico, as datas foram pensadas de forma que os discentes concluam o conteúdo do primeiro semestre, já que a greve durou cerca de três meses, com continuidade para o segundo semestre. "Pensamos em começar já nesta semana, mas muitos alunos são de fora e perderiam conteúdo", comenta.

Jornal O Imparcial Conforme Unesp, ontem houve algumas aulas no campus de PP

As aulas devem seguir até o dia 22 de dezembro, com um intervalo entre a semana das festas de fim de ano, e voltam no dia 3 de janeiro, com data prevista para serem concluídas em abril. O próximo ano letivo deverá começar no dia 17 de abril. "Está tudo em ordem. Todas as partes consentem", relata Sandra.

Havia três movimentos de greve na instituição. O primeiro foi iniciado pelos alunos, depois pelos professores e, por fim, pelos funcionários gerais. Os professores e funcionários reivindicam melhores salários e melhores condições de trabalho. Já os alunos pediam revisão às pautas que tratam de corte de recursos, permanência estudantil, precarização do ensino público e paridade.

Os professores acabaram com a greve há cerca de uma semana, mas os estudantes permaneciam. O movimento estudantil, em nota divulgada ontem em sua página no Facebook, informa o fim de estado de greve e ocupação das atividades acadêmicas e ainda relata os avanços e conquistas que tiveram com relação às pautas de reivindicações, mas também detalham outros pontos que ainda precisam ser confrontados.

A reportagem tentou entrar em contato com Alexandre Silva Parmindo, diretor regional de base do Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp), para ter uma posição dos funcionários sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição, ele não foi encontrado.

A Assessoria de Imprensa da Unesp também foi procurada, e, em nota, informa que ontem houve algumas aulas, "pois os professores deixaram a greve há mais tempo". "A perspectiva é que, na próxima semana, todas as atividades da unidade se normalizem", expressa. Quanto aos servidores, segundo a universidade, a greve atinge parcialmente as áreas de manutenção e biblioteca. Mas como já definido pela congregação, isso não afetará a retomada das aulas.

 
Publicidade

Veja também