Na manhã desta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Álvares Machado comunicou ao diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, sobre a outorga do Título de Cidadão Machadense.
A proposta aprovada pelo plenário é de iniciativa da presidente do Legislativo, vereadora Estela do Escritório. "Pessoas que lutam pelo desenvolvimento da nossa cidade e da região precisam ser lembradas. É uma forma de reconhecer todo o esforço feito no campo educacional e na geração de empregos. A universidade coloca nossa região em destaque no cenário nacional, e muitas cidades são beneficiadas com ações por meio de projetos de extensão acadêmicos”, ressaltou.
O ofício com o comunicado foi entregue em mãos ao Dr. Augusto Cesar Lima pela presidente da Casa de Leis, juntamente com o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva. O assessor de reitoria da Unoeste, jornalista Ismael Silva, também acompanhou a visita.
A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Augusto Cesar Lima à comunidade machadense.
A data da solenidade será definida pelo homenageado entre os meses de abril e maio.
Augusto Cesar de Oliveira Lima nasceu em 27 de julho de 1954, na cidade paulista de Garça (SP). Atualmente, é diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). É o filho mais velho de Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, fundadores da Unoeste.
Possui formação superior em Odontologia, Direito e Medicina Veterinária, pela Unoeste e Toledo, além de mestrado e doutorado na área de odontologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Sua relação com o ensino superior começou cedo, pois acompanhou os pais, que eram professores, na realização do sonho de construir a maior universidade do oeste paulista, em 1972, quando começaram a funcionar os primeiros cursos da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação), que deu início à Unoeste.
Na Apec/Unoeste, já em 1976, ocupou cargo no conselho fiscal, depois foi também docente, pró-reitor comunitário, 2º-tesoureiro, diretor do centro de pós-graduação, pesquisa e extensão, diretor administrativo, e atualmente é diretor geral.
Também acompanhou o pai, professor Agripino Lima, na idealização do Hospital Universitário, inaugurado em fevereiro de 1997, que depois foi estadualizado em 2009, sendo o segundo maior hospital público do Estado de São Paulo e que mantém a parceria com a Unoeste.
Cesar Lima também participou do projeto de expansão da Unoeste para as cidades paulistas de Jaú e Guarujá. Como representante institucional também já participou de diversos eventos nacionais e internacionais no segmento educacional.
Na sua formação inicial, passou pelas escolas estaduais Alfredo Marcondes e Maria Luiza Formozinho Ribeiro, completando o ensino fundamental; e estudou o ensino médio no IE Fernando Costa.