Ocorre nesta terça-feira a primeira audiência pública sobre quais cursos serão implementados no campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) em Presidente Prudente. A reunião será realizada na Câmara Municipal, às 19h, com a participação da população em geral.
Esta será a primeira das audiências programadas. As demais se darão nos meses de junho e julho deste ano. No intervalo entre as reuniões públicas, serão coletados os dados sociais, econômicos e educacionais da cidade e região para discuti-los junto à comunidade, escolhendo-se também o eixo tecnológico mais adequado ao arranjo produtivo local.
Além da população, representantes de entidades como sindicatos, ONGs (organizações não governamentais) e associações devem participar do debate. “Sempre antes de iniciar as atividades em um local, procuramos ouvir o público para saber o que é viável e o que atenderá às necessidades da região. Por isso, é importante a participação da sociedade nessa audiência pública”, aponta o diretor-geral do campus, José Roberto da Silva.
Conforme informações de José Roberto, o campus será composto por salas de aula, laboratórios, auditório, refeitório e quadra poliesportiva.
A sede do novo campus abrigou a antiga Escola Municipal Professora Nirma Jorge e está situada na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no bairro Aeroporto. O investimento até o momento para a adequação do local é de R$ 380 mil.
“Com a liberação de códigos de vagas e com a definição dos eixos tecnológicos e cursos, no início de 2024 já devemos ter curso regular em andamento, como técnico concomitante ou subsequente ou técnico integrado ao ensino médio”, afirma José Roberto.
A unidade poderá atender até 800 estudantes quando em pleno funcionamento. Há a pretensão de investimento na ordem de R$ 12 milhões para a construção.
Foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial do município, a lei nº 11.126/2023, que autoriza a alienação por doação de uma área de 30.463,03 metros quadrados no Parque Imperial ao IFSP.