O atleta de Presidente Prudente, Igor Viviani Garcia, 18 anos, participou da competição internacional de crossfit Wodapalooza, realizada de 23 a 26 de janeiro, em Miami, nos Estados Unidos. A arena da competição foi montada na praia de Miami Beach, onde foram realizadas as seis provas para a categoria teen, que aceita atletas até 18 anos. As provas foram bem variadas com os exercícios mais comuns no crossfit, como os ginásticos e de levantamento de peso, até corridas de 1 km (quilômetro) na areia e duas séries de 150 subidas e passagens sobre uma caixa.
Igor, que competiu na categoria teens - de 16 a 18 anos -, disse que foi uma das melhores experiências que teve. “Foi uma experiência incrível, tanto pessoal quanto profissional. No crossfit, os americanos são as melhores referências no esporte, então estar competindo ao lado deles é extremamente bom e positivo”, afirmou o atleta.
Para competir nesse evento, Igor teve que participar do “qualifer on-line”, uma competição aberta para pessoas do mundo inteiro. “A organização do evento soltou três provas em uma determinada semana e o atleta tem que fazer as provas e gravá-las enquanto faz. Assim tendo quatro dias para enviá-las. Na semana seguinte, acontece a mesma coisa - eles liberam mais três provas e os atletas têm que fazer e gravar, para mandar em quatro dias. Depois das provas enviadas, uma equipe de árbitros analisa os vídeos e assim vai se formando um leaderboard mundial [tabela de classificação]”.
Na categoria do Igor (de 16 a 18 anos), só se classificava se estivesse entre os dez melhores. Igor ficou em segundo e se classificou para o evento.
Igor, que estava participando pela segunda vez do Wodapalooza - a primeira foi em 2023 -, neste ano sua classificação nas provas foi intermediária, ficando em 4º até 9º, o que resultou na classificação final em 8º lugar. “Comparado com a minha classificação no qualifer on-line, eu achei que na competição seria melhor do que foi. Mas, infelizmente não tive um bom resultado. Estava bem confiante que seria um bom campeonato, porém a realidade foi outra. Sofri um pouco em algumas provas que eram extremamente boas para mim e isso custou caro no final. Mas, isso é crossfit, nem sempre ganhamos, às vezes temos que lidar com a derrota”.
Além de mais uma experiência em competição internacional, o atleta teve a oportunidade de conhecer e conversar com os grandes atletas da modalidade, que também participaram do Wodapalooza. Um deles foi o brasileiro Guilherme Malheiros, que reside e treina nos EUA há alguns anos. Ambos realizaram um treino juntos e o vídeo que fizeram alcançou 100 mil visualizações no Instagram (@igorgarcia06).
Para participação do Igor no Wodapalooza, os apoiadores foram muito importantes: Box CT Bongiovani, Multiplus School, Pingo Mágico, Plantae Agrocrédito, Nivel Box, Prof. Carlos Augusto, Academia Winner, Fisioterapeuta Paulo Victor, Gouveias Doceria, Bodybuilder Shop, Dani Lourenção, Sinomar Calmona, Mentor Daniel Mozer, Nutricionista Rodolfo Zanin, Skyhill, ZB Esporte.
Igor começou a treinar crossfit em 2016, mas sempre praticou vários esportes como natação, futebol, basquete, ciclismo, lutas. Mas, foi o crossfit que chamou sua atenção. “O crossfit me atraiu porque todos os dias você faz algo diferente. Você faz exercícios diferentes, um tipo de treino diferente e isso me chamou a atenção por não ser algo repetitivo”, ressaltou Igor. Hoje ele treina no Box CT Bongiovani.
O atleta e estudante de Ciências Contábeis se prepara para outras duas competições esse ano. “Para 2025 eu tenho duas competições no cronograma, que seria a Copa Sur de Crossfit, que reúne os melhores atletas do crossfit da América do Sul e o TCB - Torneio Crossfit Brasil”, contou Igor.
O TCB terá sua primeira fase classificatória de 16 a 25 de fevereiro. Nesta competição, Igor participará na categoria Elite (18-34 anos) pelo segundo ano. Em 2024, teve sucesso em passar pelas duas etapas classificatórias e chegar à final com outros 47 atletas, em São Paulo. Hoje ele treina no Box CT Bongiovani.
O atleta e estudante de Ciências Contábeis se prepara para outras duas competições esse ano. “Para 2025 eu tenho duas competições no cronograma, que seria a Copa Sur de Crossfit, que reúne os melhores atletas do crossfit da América do Sul e o TCB - Torneio Crossfit Brasil”, contou Igor.