Atleta prudentina vence desafio de boxe e traz cinturão pra casa

Thais Duarte dos Santos Costa participou do Figth Challenge, organizado pela CBB e Febesp, e ficou com a vitória na categoria 54 kg

Esportes - Cassia Motta

Data 23/07/2024
Horário 22:18
Foto: Cedida
Ela ao lado dos treinadores Inácio e Daniel
Ela ao lado dos treinadores Inácio e Daniel

A prudentina Thais Duarte dos Santos Costa, 26 anos, foi a campeã na categoria 54 kg (quilos) do Fight Challenge, organizado pela CBB (Confederação de Boxe do Brasil) e pela Febesp (Federação de Boxe do Estado de São Paulo), no último sábado, na capital paulista. Thais só havia participado de disputas regionais e pela primeira vez encarou uma competição que faz parte da Confederação Brasileira de Boxe.

A atleta conta que pratica essa modalidade esportiva há dois anos, mas apenas há um ano está treinando para competições. “Comecei no boxe buscando uma qualidade de vida. Antes de iniciar o boxe, eu estava totalmente parada, não me sentia motivada e ainda pesava 84 quilos. Minha autoestima estava lá embaixo. Daí comecei a fazer musculação e na academia fui incentivada a praticar o boxe pelo Daniel (Daniel Delicolli), que hoje é o meu treinador, junto com o preparador físico, Inácio Evaristo Costa Junior”.

Com isso, Thais perdeu quase 30 quilos, e ganhou autoconfiança para encarar as competições. “Nesse desafio, claro que a gente fica com um certo nervosismo, mas entrei com 100% de confiança e o resultado ‘tá’ aí [risos]”. Ela conta que foram três rounds de três minutos. Os juízes pontuam em uma escala máxima de 10 pontos. O vencedor do round recebe 10 pontos e o perdedor 9. Thais explica que “no caso deste evento, não sabemos o número de pontos por round, somente a decisão final do vencedor”.

Rotina de treinos

Thais vem conciliando o trabalho num escritório de contabilidade com os treinos. Ela treina todos os dias. Quando tem alguma competição, o treino é intensificado. Antes de ir pro trabalho, Thais treina pela manhã, das 5h às 7h. Trabalha das 8h às 18h e volta para a academia para o segundo turno de treino, e fica até às 21h. “Quando não tenho competição, treino todos os dias, mas não treino todos os dias pela manhã”.

1000% boxe

O esporte entrou na vida da Thais ainda quando era adolescente. “Eu fazia ginástica artística quando era adolescente. Mas, depois parei porque queria focar nos estudos. Também já pratiquei futebol americano. Depois disso, fui desanimando com tudo e acabei ganhando peso e nenhum esporte mais me interessava. Daí acabei esbarrando com o boxe”.

Thais recomenda que outras pessoas pratiquem alguma modalidade esportiva, mas o boxe para ela foi muito importante. “Eu recomendo o boxe 1000% [risos]. Principalmente para as mulheres, que dizem que somos o sexo frágil. Dentro do boxe eu percebi a força que tenho. Hoje sou referência para muitos homens na academia. E sem falar que praticar um esporte é qualidade de vida, é prazer”.

Thais acrescenta ainda que além de condicionamento físico, o boxe ensina técnicas de autodefesa que podem aumentar a sensação de segurança e confiança nas mulheres. “O boxe pode ser praticado por pessoas de diversas idades. Na academia onde treino tem crianças de 9 e 10 anos, e até idosos de 60 e 70 anos. Claro que com o nível adequado para determinada pessoa”.

Cedidas

Thais com o cinturão da vitória


Thais treina todos os dias; quando tem alguma competição, treino é intensificado

Publicidade

Veja também