Atleta disputa torneio na Itália

RECOMEÇO Enxadrista de PP retorna ao esporte depois de 3 anos sem competir

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 11/03/2017
Horário 09:25


São 40 anos de experiência dedicados às estratégias e ao exercício mental. À frente da equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), Selma Cristina Cruz da Rocha, 49 anos, atravessa fronteiras e vai até a Itália, no dia 1 de abril, para participar do Torneio Mundial Amador de Xadrez, na categoria até 1700 rating (índice matemático que calcula a força estratégica de um jogador). Sem atuar numa competição há três anos, a atleta vai ao centro-oeste italiano, na cidade de Espoleto, em busca de mais uma conquista na sua carreira.

Jornal O Imparcial Selma Cristina dedica quatro horas diárias para os treinamentos

Nascida em Osasco (SP), Selma Cristina está em Presidente Prudente desde 1989, ano que foi contratada para compor a equipe da cidade. Antes disso, a enxadrista começou jogar xadrez aos nove anos, em sua cidade natal. "Eu vim para cá no propósito de ser atletas e dar aula. Comecei no esporte por gosto e resolvi me dedicar. Por aqui, joguei durante oito anos, até 1996, e sempre fui campeã em edições dos Jogos Regionais, além de boas colocações nos Jogos Abertos", explica.

Mas nem sempre foi assim. Por conta do casamento e na intenção de se dedicar à família, a jogadora ficou vinte anos parada. "Agora que meus filhos já estão encaminhados, eu resolvi voltar em alta, já que, quando parei, estava em boa forma. Estou treinando há um ano, a fim de marcar a reestreia em boas condições e com chances de levar o título. O bom do xadrez é que você pode voltar à velha forma, independente do tempo que ficou parada", afirma.

 

Treino físico


Portanto engana-se quem pensa que o jogo de tabuleiro não tem cansaço físico.Para aguentar sentada em uma partida, que pode durar até quatro horas seguidas, a enxadrista também faz academia. "Eu treino todo os dias, durante quatro horas, mas também me dedico ao treino físico, para me ajudar. Além disso, o desgaste mental é muito grande, então, para ajudar nisso, eu gosto de escutar música. É uma forma de me desligar e relaxar", relata.

Sobre a atuação na Itália, Selma Cristina garante que quer e acredita que vai ficar entra as três melhores. "Eu embarco no dia 29 desse mês, para poder me acostumar com o clima e o ambiente de lá. Será uma semana de competição", conclui.

 

Histórico


A última atuação da jogadora foi nos Jogos Abertos de 2014, em Bauru, quando ficou em terceiro lugar, em disputa pela equipe de Prudente. Ademais, ficou com o bronze no Campeonato Brasileiro de Xadrez e campeã dos Jogos Abertos do Brasil.

 
Publicidade

Veja também