São 40 anos de experiência dedicados às estratégias e ao exercício mental. À frente da equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), Selma Cristina Cruz da Rocha, 49 anos, atravessa fronteiras e vai até a Itália, no dia 1 de abril, para participar do Torneio Mundial Amador de Xadrez, na categoria até 1700 rating (índice matemático que calcula a força estratégica de um jogador). Sem atuar numa competição há três anos, a atleta vai ao centro-oeste italiano, na cidade de Espoleto, em busca de mais uma conquista na sua carreira.
Selma Cristina dedica quatro horas diárias para os treinamentos
Nascida em Osasco (SP), Selma Cristina está em Presidente Prudente desde 1989, ano que foi contratada para compor a equipe da cidade. Antes disso, a enxadrista começou jogar xadrez aos nove anos, em sua cidade natal. "Eu vim para cá no propósito de ser atletas e dar aula. Comecei no esporte por gosto e resolvi me dedicar. Por aqui, joguei durante oito anos, até 1996, e sempre fui campeã em edições dos Jogos Regionais, além de boas colocações nos Jogos Abertos", explica.
Mas nem sempre foi assim. Por conta do casamento e na intenção de se dedicar à família, a jogadora ficou vinte anos parada. "Agora que meus filhos já estão encaminhados, eu resolvi voltar em alta, já que, quando parei, estava em boa forma. Estou treinando há um ano, a fim de marcar a reestreia em boas condições e com chances de levar o título. O bom do xadrez é que você pode voltar à velha forma, independente do tempo que ficou parada", afirma.
Treino físico
Portanto engana-se quem pensa que o jogo de tabuleiro não tem cansaço físico.Para aguentar sentada em uma partida, que pode durar até quatro horas seguidas, a enxadrista também faz academia. "Eu treino todo os dias, durante quatro horas, mas também me dedico ao treino físico, para me ajudar. Além disso, o desgaste mental é muito grande, então, para ajudar nisso, eu gosto de escutar música. É uma forma de me desligar e relaxar", relata.
Sobre a atuação na Itália, Selma Cristina garante que quer e acredita que vai ficar entra as três melhores. "Eu embarco no dia 29 desse mês, para poder me acostumar com o clima e o ambiente de lá. Será uma semana de competição", conclui.
Histórico
A última atuação da jogadora foi nos Jogos Abertos de 2014, em Bauru, quando ficou em terceiro lugar, em disputa pela equipe de Prudente. Ademais, ficou com o bronze no Campeonato Brasileiro de Xadrez e campeã dos Jogos Abertos do Brasil.