O trabalho com jornal na Escola Municipal Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo no segundo semestre, se desenvolveu seguindo as atividades com rodas de leitura, onde nas séries iniciais as crianças manuseiam o material e o professor encaminha a leitura com as notícias que mais lhes chama a atenção, destacando sempre o gênero do texto.
Desafio
Os alunos do 4º ano tiveram como proposta de trabalho o desafio de ler as diferentes reportagens assumindo um papel de leitor participativo, comparando diferentes tipos de textos analisando e argumentando sobre suas reflexões. Os alunos do 5º ano realizaram a leitura de notícias e diferentes textos dos cadernos do jornal, coletaram informações através do lead, sintetizando as principais ideias.
Informações
Com o resumo destas informações, apresentaram para a classe os dados em um modelo “tele jornalístico”. Na bancada, os alunos expuseram a notícia escolhida no campo esportivo, a previsão do tempo, casos policiais e até entrevistas.
Interpretação
O trabalho em grupos possibilitou trabalhar com a leitura, interpretação, reescrita com bases nos dados mais importantes, desenvolvimento da oralidade, entonação e expressividade.
Enriquecimento
De acordo com os professores, os alunos são bem receptivos com o trabalho com jornal na sala de aula, que contribui para enriquecimento das atividades e se torna mais uma ferramenta eficaz na formação de cidadão consciente e críticos. (Por Neucelia Felix da Silva)