"Se passarem direto pelo sinal vermelho, eles levam multa, e se passarem muito rápido também", afirma o estudante Kauan Vieira Canizares, de apenas 6 anos, que cumpriu o papel de fiscal de trânsito, na Cidade Mirim, montada pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), no Colégio Adventista, em Presidente Prudente. Ele foi uma das crianças que participou da atividade, em que foram apresentadas orientações de segurança no trânsito e marcou o encerramento das ações referentes ao Movimento Maio Amarelo na cidade.
Cidade Mirim serviu para estudantes do Colégio Adventista vivenciarem o trânsito
"Às vezes, estamos com muita pressa e acabamos fazendo algo errado. Agora, com eles, tomamos um puxão de orelha da criançada e, assim, aprendemos com eles", ressalta o jornalista e publicitário Chezlacki Júnior, que é pai da Júlia Góis Chezlacki, de 5 anos, que também participou da atividade, no papel de motorista. "Eu tenho que obedecer o trânsito e, se o sinal estiver vermelho, tenho que parar", conta a menina, já em sua bicicleta e pronta para realizar o trajeto montado na quadra da escola.
"Os alunos receberam bloquinhos que simulam as multas que eles acabam aplicando aos pais quando voltam para casa", ressalta o diretor do colégio, Samuel Martins de Souza. "Durante o mês de maio, também foram realizadas palestras com autoridades policiais de conscientização em relação à prevenção de acidentes, mas a Cidade Mirim é muito importante, pois se trata de uma atividade lúdica, na qual eles trafegam de bicicleta, e assim aprendem a se tornar cidadãos que irão quebrar esse paradigma da falta de segurança no trânsito", aponta.
A professora Valdirene Zirondi destaca ainda a importância da experiência fora da sala de aula para as crianças. "Na sala, a gente fala, mas falta a vivência, e aqui sim eles aprendem na prática e depois acabam também cobrando os pais", explica.
Ações continuam
Apesar de o mês de maio ter terminado ontem, outras atividades relacionadas ao Maio Amarelo já estão marcadas para junho. No sábado, uma ação voltada à educação no trânsito está prevista para ser realizada no cruzamento das Avenidas 14 de Setembro e Coronel José Soares Marcondes, das 9h às 11h, que também faz parte das atividades da campanha Seja Gentil. Na próxima quarta-feira, dia 8, o Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros) realiza outra atividade de conscientização, no mesmo local, em parceria com a Semav.
Além disso, dos dias 20 a 25 de junho, o programa Na Pista Certa, da Fundación Mapfre, estará em Prudente, também em parceria com a secretaria, proporcionando vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Essa é a terceira vez que o espaço é montado na cidade.
"A sociedade precisa se unir em prol de um trânsito mais seguro e nós estamos fazendo a nossa parte, intensificando as ações de educação para o trânsito e fiscalizando os condutores que insistem em desrespeitar as leis", destaca o assessor de secretaria e coordenador do Maio Amarelo em Presidente Prudente, Renato Gouvêa de Jesus. "Com a Cidade Mirim, estamos iniciando a formação dos novos condutores. Espero que essas crianças tenham desde já a consciência que o trânsito precisa ser mais humano e, consequentemente, mais seguro", completa.