Atenção à saúde dos rins!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 11/03/2021
Horário 03:52

É comum que, diante de tantos desafios vinculados à pandemia da Covid-19, muitas pessoas deixem de lado outras preocupações, para focar a atenção nos cuidados contra o novo coronavírus. No entanto, é preciso lembrar que há outras doenças que trazem muitos prejuízos à qualidade de vida, como é o caso da doença renal. Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim, e, nesta edição, O Imparcial traz informações a respeito da enfermidade, que, assintomática, requer muita atenção por parte das pessoas. 
Justamente por ser assintomática, muitos podem ter a doença renal, e nem sequer sabem disso. E, quando se dão conta, já estão em um estado muito complicado, terminal, pois é neste estágio que os sintomas começam a ser notados: inchaço pelo corpo, náuseas, sangramentos que podem ser por fezes, gengiva ou nariz, fraqueza e mal-estar. Desta forma, as consultas ao médico devem ser rotineiras, bem como os exames de sangue. O médico clínico, ao notar alguma anormalidade, fará o encaminhamento ao nefrologista. Importante lembrar que, quanto antes se descobre uma doença, maiores são as chances de levar uma vida mais próxima da normalidade. 
Além das visitas ao médico, a adoção de um estilo de vida saudável deve ser colocada em prática: fazer exercícios físicos e ter uma boa alimentação, evitar o consumo de gorduras, enlatados e excesso de sal, além do cuidado especial para com a pressão, para que ela não seja maior do que 14 por nove, e o controle da diabetes. 
Os rins são órgãos vitais, e entre suas importantes funções está a de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo. Portanto é preciso redobrar os cuidados, e sempre pensar na medicina preventiva como crucial para se obter a melhor qualidade de vida possível!

Publicidade

Veja também