A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou na manhã desta terça-feira um comunicado que informa ter sido vítima de um ataque cibernético, que provocou instabilidade em sua rede digital. A reportagem deste diário constatou que os canais de atendimento online foram afetados, em Presidente Prudente, desde a última quinta-feira e seguiam fora do ar ainda na manhã desta terça-feira.
“A companhia adotou imediatamente todas as medidas de segurança e controle e pôs em prática o plano para restabelecimento dos sistemas afetados”, afirma a Assessoria de Imprensa da Sabesp. Pontua que, de acordo com a investigação forense em andamento, até o presente momento (manhã desta terça-feira), não foi identificado comprometimento de dados pessoais.
“As operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas pelo ataque cibernético. A Sabesp está empreendendo os esforços necessários para regularizar a integridade de todo o sistema de rede digital”, complementa, ao indicar ainda que sua central telefônica 0800 055 0195 está disponível para atendimento aos clientes.