Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes na última quinta-feira à noite, o vice-governador Felício Ramuth (PSD), executivos da AstraZeneca, o diretor executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Guilherme Piai, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Natália Resende, e demais autoridades anunciaram investimento privado de R$ 350 milhões para o plantio de 12 milhões de árvores no Pontal do Paranapanema, em ação de restauração florestal da mata atlântica.
A iniciativa integra o projeto ARR Corredores de Vida, elaborado em parceria entre a Biofílica Ambipar e o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). A ação da AstraZeneca prevê o plantio de 12 milhões de árvores em áreas particulares que somam mais de 6 mil hectares, o equivalente a 38 Parques do Ibirapuera ou 6 mil campos de futebol.
De acordo com a biofarmacêutica, a iniciativa assegura a geração de 1,2 mil empregos diretor e indiretos, além de proporcionar um habitat seguro para espécies ameaçadas de extinção no Pontal do Paranapanema.
Na PPP (parceria público-privada), caberá à Fundação Itesp ofertar as áreas de reservas legais que são administradas por ela para o plantio das mudas e a AstraZeneca ficará responsável por toda a implantação do projeto. O diretor-executivo do Itesp pontuou que estes corredores ecológicos irão transformar a realidade ambiental do Pontal e a realidade social da região. “Esta iniciativa, que contará com investimentos 100% privados, irá gerar muitos empregos no Pontal e vai ser uma satisfação participar como parceiro deste projeto com as nossas reservas ambientais. Nós vamos trabalhar dia e noite para levar essa oportunidade para a nossa população que tanto merece e precisa”, destacou Guilherme Piai.
O vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, assinalou que este representa o primeiro investimento de muitos outros que virão para mudar a realidade na região. “Neste caso teremos um investimento privado com a parceria do Governo do Estado e o Itesp sendo o facilitador das ações. Todos juntos atuando para que possamos gerar emprego e renda para o Pontal do Paranapanema”.
SAIBA MAIS
Esta ação está inserida no projeto global AZ Forest, pelo qual a AstraZeneca pretende plantar mais de 200 milhões de árvores em todo o mundo até o final de 2030.
Foto: Cedida
Cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes