Associação dos Surdos recebe inscrições para curso de Libras em Prudente

Ouvintes e surdos podem manifestar interesse até 3 de fevereiro; aulas terão início nos dias 5, 6 e 8 do mesmo mês, de acordo com dia da semana escolhido

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/01/2025
Horário 14:07
Foto: ASSPP
Curso conta com profissionais bilíngues e professores surdos graduados
Curso conta com profissionais bilíngues e professores surdos graduados

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da ASSPP (Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente) para o primeiro semestre de 2025. A formação é voltada para quem deseja desenvolver habilidades em Libras e promover a inclusão do surdo na sociedade e no mercado de trabalho. O prazo para se inscrever vai até 3 de fevereiro. As aulas terão início nos dias 5, 6 e 8 de fevereiro, de acordo com a turma do dia da semana escolhido pelo aluno.

"Nosso curso tem como objetivo capacitar os alunos a utilizar a Libras em contextos variados, incentivando a inclusão plena e o respeito à comunidade surda. Combinamos teoria e prática para proporcionar uma experiência completa de aprendizado", aponta a associação.

O curso conta com profissionais bilíngues e professores surdos graduados. Todas as aulas acontecem presencialmente, conduzidas por um instrutor surdo e acompanhadas por um intérprete ouvinte, ampliando a vivência e a prática dos alunos. São disponibilizadas apostilas detalhadas com desenhos e fotos reais, que auxiliam na memorização e na assimilação dos sinais de forma intuitiva. O material didático inclui códigos QR que direcionam para vídeos demonstrativos dos sinais ilustrados, facilitando os estudos e a prática em casa.

Cada módulo tem duração de cinco meses, com aulas semanais. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado de conclusão com carga de 60 horas. Aqueles que completarem os quatro módulos (opcional) serão certificados com carga horária total de 240 horas.

Como se inscrever?

O curso é aberto a todos que desejem participar. É gratuito para a comunidade surda e, para os demais interessados, possui uma taxa que se divide entre a taxa de inscrição e parcelas durante o período do curso. Todos os detalhes podem ser encontrados no link cursolibrasasspp.my.canva.site/incricoescursolibrasasspp.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98183-9010.

Nova janela

A professora de educação especial, aluna e voluntária da ASSPP, Naraine Gianfelice Neves, conta que, antes de iniciar o curso de Libras pela associação, tinha receio até de estabelecer contato visual com pessoas surdas. "Eu parecia um robô em curto-circuito quando via uma pessoa surda. Não por falta de vontade, mas por puro desconhecimento e insegurança, medo de dar vexame. Era como se existisse uma barreira invisível que me impedia de compreender essa cultura tão rica e única", pondera.

Quando teve a oportunidade de participar das aulas presenciais conduzidas por instrutores surdos e intérpretes ouvintes, ela notou que foi aberta uma janela para um novo mundo. "Percebi que, mais do que uma língua, Libras é uma forma de conexão e de enxergar o outro de maneira mais empática e verdadeira. Aos poucos, todo aquele entrave foi se soltando e percebi que, sim, é possível aprender Libras mesmo com toda a rotina corrida que todo mundo tem", afirma.

Naraine acrescenta que, sendo professora de educação especial, esse aprendizado vem se tornando um diferencial importante na carreira. "Ele não só amplia minhas possibilidades de comunicação com a comunidade escolar, mas também fortalece meu papel como educadora inclusiva. O impacto na minha vida pessoal e profissional tem sido transformador", pondera.

Hoje, além de aluna, faz questão de participar e colaborar de forma voluntária nas ações da entidade. "Isso me engrandece profundamente e me proporciona momentos únicos e inesquecíveis. Fiz amigos e conexões incríveis ao me juntar a essa galera tão acolhedora e cheia de energia. Posso afirmar que, ao me abrir para a cultura surda, acabei aprendendo mais sobre mim mesma e sobre o poder da inclusão", completa.

A auxiliar de enfermagem, Aline da Rocha Santos, por sua vez, destaca que, antes de aprender Libras, se sentia isolada das pessoas surdas. "Então, a capacidade de me comunicar de forma clara e direta mudou completamente minha perspectiva. A Libras trouxe muitos benefícios para minha vida. Permitiu que eu me conectasse profundamente com pessoas surdas, criando laços fortes e significativos. Agora posso participar de eventos, reuniões e atividades sem barreiras. Entendi melhor as necessidades e desafios enfrentados pela comunidade surda. E, aprendendo Libras, desenvolvi minha autoconfiança na comunicação. Recomendo que todos aprendam Libras para construir uma sociedade mais inclusiva", pontua.

Publicidade

Veja também