A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente completa, em abril, 86 anos de existência, prestando serviços às pessoas com deficiência visual da cidade e outros 18 municípios da região. Atualmente, segundo o presidente da entidade, Henrique Chagas , são atendidas 127 pessoas, sendo 86 de Prudente e 41 de cidades da região. “Nossa instituição é a única especializada no atendimento a pessoas com deficiência visual no oeste paulista, que oferece um atendimento multidisciplinar para que todos tenham qualidade de vida, autonomia, inclusão e garantia dos seus direitos”.
Os atendimentos, de acordo com Henrique, envolvem assistência social, psicologia, fisioterapia, educação, artes, educação física, informática, tecnologia, nutrição, orientação e mobilidade, música, braile e soroban, além de outras atividades. Atualmente, trabalham na associação 26 profissionais, entre eles educadores sociais, psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionista e professores. “Oferecemos um atendimento multidisciplinar para que a pessoa com deficiência visual tenha independência e autonomia, para isso fornecemos aulas de braile, conhecimentos de tecnologia, uso de aplicativos de celular, além de atendimentos relativos à saúde física e mental. A associação também fornece alimentação aos seus usuários como café da manhã, almoço e café da tarde”.
A Associação dos Cegos de Prudente, sobrevive financeiramente de recursos vindos de projetos apresentados junto ao Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) e do Gepai (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos do Idoso), de emendas parlamentares e de termos de cooperação e fomentos celebrados com os municípios atendidos. “Contudo, cada projeto aprovado depende de contrapartida com recursos próprios, por isso a entidade também recebe o apoio da comunidade através de doações, participação nos eventos e contribuições associativas. Essa ajuda é de extrema importância para a composição dos recursos próprios que constituem contrapartidas aos recursos públicos”, ressalta Henrique.
O presidente da entidade afirma que a comunidade pode colaborar fazendo doações via PIX: [email protected] ou no site www.associacaodoscegos.com.br. A entidade também recebe doação de alimentos e objetos úteis aos serviços prestados pela associação. “Outra forma de colaborar é indicar a associação na nota fiscal paulista, ou recolher notas fiscais sem indicação de CPF e doar para a associação”, explica Henrique.
SAIBA MAIS
O presidente disse ainda que a Associação dos Cegos de Prudente está aberta para receber visitas dos interessados em conhecer e ajuda. É só agendar pelo telefone (18) 3223-2511. A associação fica localizada na rua Thomas Mateus, nº 500 - Jardim Itapura.