Associação das Escolas de Samba de Prudente entrega ofício pedindo a realização do carnaval

Em reunião, realizada na manhã de hoje, secretário de Cultura disse que o departamento jurídico da Prefeitura vai analisar a viabilidade do evento; até o momento, festa segue cancelada

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 24/02/2025
Horário 18:03
Foto: Cedida
Adilson Silgueiro entregou ofício na manhã de hoje, ao secretário, Paulo Silvio Sanches
Adilson Silgueiro entregou ofício na manhã de hoje, ao secretário, Paulo Silvio Sanches

Após o cancelamento do carnaval deste ano, anunciado pela Prefeitura de Presidente Prudente na última sexta-feira, a Associação das Escolas de Samba da cidade entregou na manhã de hoje um oficio - solicitando a realização da festa -, ao secretário municipal de Cultura, Paulo Silvio da Costa Sanches. Até o momento, no entanto, conforme comunicado enviado pelo Executivo, a decisão está mantida. 

“Nós da Associação das Escolas de Samba de Prudente ficamos surpresos com a notícia do cancelamento do carnaval, pois em nenhum momento fomos comunicados. É importante ressaltar que houve emenda parlamentar do deputado estadual, Luiz Claudio Marcolino (PT), no valor de R$ 100 mil, específica para a realização do carnaval e atividades culturais em nossa cidade e não podemos deixar de realizar o carnaval para não perder tais recursos”, afirmou Adilson Silgueiro, presidente da Associação das Escolas de Samba de Prudente.

Ele disse que solicitou uma reunião com o secretário de Cultura, Paulo Silvio Sanches, em caráter de urgência, para cobrar a realização da festa, já que não há verba do município envolvida. “Os recursos destinados pelo deputado, ao que sabemos, se trata de verba carimbada, específica para o evento carnaval”.

Adilson citou que o dinheiro investido no carnaval é revertido para o próprio município. “Esse recurso é usado no comércio local com aquisição de vestimentas, instrumentos musicais, serviços de serralheria, produtos de mercado, serviços de costura, impressão. O ambulante vende, o comércio vende, ou seja, a cidade ganha com geração de mão de obra e renda, e a nossa motivação é o amor pelo carnaval e a preocupação com as diversas famílias que trabalham no evento”, ressaltou o presidente.

Adilson afirmou ainda que no ano que vem, as escolas farão o carnaval com desfiles. “Assim que terminar o carnaval esse ano, já iniciaremos os preparativos para o carnaval 2026”.      
Prudente possui atualmente três escolas de samba: Independentes da Zona Leste, Real Grandeza e Renascer.

Secretaria de Cultura

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), informa que, hoje, recebeu os representantes da Associação das Escolas de Samba para uma reunião. Durante o encontro, foi entregue um ofício ressaltando os motivos para a realização do carnaval. O documento foi encaminhado ao departamento jurídico para análise de possíveis alternativas para viabilizar o evento. No entanto, até o momento, não houve nenhuma alteração em relação à decisão comunicada na semana passada.      

Lembrando que a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, anunciou na última sexta-feira (21) o cancelamento do carnaval 2025 em Prudente.A festa seria realizada entre os dias 1º e 4 de março, no Parque do Povo. O motivo da decisão, segundo a secretaria, foi a falta de empresas aptas a cumprirem as exigências do processo licitatório, que teve início em 13 de fevereiro e se encerrou na quinta-feira (20).

O edital do carnaval buscava a contratação de estrutura, bandas e demais itens necessários para a realização do evento. O processo teve a participação de oito empresas, mas nenhuma atendeu plenamente as exigências estabelecidas. Mesmo com o cancelamento do carnaval 2025, o Matarazzo vai realizar uma programação carnavalesca dias 27 e 28 de fevereiro. 
             
Cedida                                                                                                                                

Ensaio da Escola de Samba Independentes da Zona Leste          

Publicidade

Veja também