Amanhã, a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) celebra 90 anos de sua fundação. Com atividades iniciadas apenas 10 anos após a emancipação territorial e administrativa de Presidente Prudente, registrada em 14 de setembro de 1917, a entidade tem sua história intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade.
A criação de uma Associação Comercial se deu em breve período graças a um grupo de comerciantes que buscou, na união, o caminho para melhorar o comércio e a cidade. “Esses pioneiros pleitearam junto aos governos do município, estadual e federal, bem como a outras organizações públicas e privadas, apoios na forma de investimentos e outras providências necessárias ao desenvolvimento econômico e social de Prudente”, lembra o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.
As atas de reuniões da entidade, preservadas desde a sua fundação, atestam essa intensa participação nos destinos da cidade. Melhorias em estradas, nas vias férreas e urbanas, no correio, segurança, iluminação pública e coleta de lixo, solicitação de créditos para a lavoura e iniciativas de apoio a entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Lar Santa Filomena, Seminário Diocesano e Corpo de Bombeiros são alguns entre tantos pleitos documentados. Na área da educação, a Acipp apoiou a criação de escolas e abertura das primeiras faculdades em Presidente Prudente, e também da unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria).
Esses registros podem ser consultados no Memorial Antônio Fioravante de Menezes, um rico acervo documental e iconográfico organizado para visitação e pesquisa, na sede da entidade. “Nele pode-se verificar que o papel protagonista que a Acipp assumiu, quando de sua criação, perdurou ao longo de nove décadas, expresso na diversidade do comércio, na força da indústria e em qualidade na prestação de serviços”, enfatiza Ribeiro.
De acordo com o presidente da associação, alcançar esses objetivos exigiu constantes investimentos para estruturar e atualizar o apoio ao empresariado local. “Por isso, a entidade alcança em 2017 mais de 3 mil empresas associadas, às quais disponibiliza ampla gama de produtos e serviços. E além de atender os associados, estende sua atuação à comunidade, num esforço de grande valor social”, pontua Ricardo Anderson. É o caso, por exemplo, da Caravana da Saúde, que em 10 anos já prestou mais 85 mil atendimentos a moradores de Presidente Prudente e região, promovendo a medicina preventiva e a integração comunitária.
Perguntado sobre uma grande realização da entidade, o presidente da entidade destaca a criação, em 2008, do Sicoob Oeste Paulista, renomeado Sicoob Paulista devido à abrangência geográfica alcançada. A instituição financeira cooperativa iniciada em Prudente, por iniciativa da Acipp, hoje tem a adesão de importantes Associações Comerciais pelo Estado de São Paulo, proporcionando economia financeira aos seus mais de 7 mil associados aos quais disponibiliza serviços bancários.
“Essas e outras ações, desenvolvidas no dia a dia de trabalho, vão tecendo uma história de sucesso. Por isso, dirigentes, colaboradores e associados estamos muito gratificados em comemorar os 90 anos da entidade, juntamente com o Centenário de Presidente Prudente”, expressa Ricardo Anderson.
Destaques
Os pioneiros fundadores da Acipp foram importantes na história de Presidente Prudente. Por isso, seus nomes são lembrados também em ruas da cidade.
1ª Diretoria
Presidente: Augusto Jesus – dá nome a uma rua na Vila Jesus;
Vice: José Agueras Plazas – rua na Vila Mendes;
Tesoureiro: José Schivitaro – rua na Vila Brasil.
1º Conselho Consultivo
João Buchala – rua na Vila Flores;
Emilio Mori – rua no Residencial/Vila Dubus;
Donato Armelin – rua na Vila Liberdade;
Alexandre Fernandes – rua no Jardim Monte Alto.