Em assembleia geral realizada na manhã de ontem, os 17 municípios que pertencem ao Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) elegeram os novos conselhos diretor e fiscal responsáveis pela gestão da autarquia em 2017. O então 1º vice-presidente do conselho, Ailton César Herling (PSB), prefeito reeleito em Teodoro Sampaio, agora assume a presidência. Já como primeiro vice foi eleito o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB).
Antes da votação aberta foi necessário deliberar sobre a possibilidade de municípios inadimplentes participarem do pleito. Isso porque, conforme noticiado no ano passado, dez prefeituras que mantêm convênio possuíam pendências financeiras relacionadas às cotas de rateio que chegavam a R$ 340 mil. Houve uma discussão sobre a exposição pública ou não dos chefes do Executivo que estão em débito com o consórcio, mas os integrantes optaram por ter ciência dos que estavam em dívida.
Eleição dos novos membros foi realizada com representantes dos 17 municípios conveniados
"Se não puder votar quem está inadimplente não vai ter nem quórum", afirmou o chefe do Executivo de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, o Iéia (PSDB). Após a aprovação, os gestores municipais escolheram quem ocuparia os cargos dos conselhos por este ano – com a possibilidade de prorrogar por igual período, até o fim de 2018.
O novo presidente do consórcio ressaltou que o objetivo da atuação conjunta é dar fim ao isolamento dos municípios e focar em ações coletivas, lembrando da importância de trabalhar em conjunto no transporte de pacientes, visando à economia de recursos.
Já o diretor-executivo do Ciop, Valter Luís Martins, lembrou ainda que, neste ano, apenas seis cidades apresentaram a relação de medicamentos que deverão ser adquiridos por meio de pregão coletivo. Ele reforçou a importância de todos os conveniados participarem da compra coletiva, que pode reduzir os custos em até 40%.
Quem assume
Além dos já citados cargos de presidente e 1º vice do conselho diretor, também assume como 2º vice o prefeito Iéia, de Rancharia. Os secretários são Cristiano Macedo Engel (PV), chefe do Executivo de Martinópolis, e Cássia Furlan (PRB), de Presidente Epitácio. Já os tesoureiros eleitos que cuidarão das finanças do consórcio neste ano são Itamar dos Santos Silva (PSDB), prefeito de Narandiba, e Christian Fuziki Ikeda (PSD), de Euclides da Cunha Paulista.
O conselho fiscal será composto por: Luccas Inague Rodrigues (PP), prefeito de Presidente Bernardes (presidente); Sílvio Gabriel, Tivo (PSD), de Rosana (vice-presidente); Dário Marques Pinheiro (PSDB), de Caiabu (1º secretário); Jorge Duran Gonçalez (PSDB), de Presidente Venceslau (2º secretário); e Átila Ramiro Menezes Dourado (PRP), de Mirante do Paranapanema, como vogal.