As contas do final e início de ano

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 29/12/2024
Horário 09:00

Tempos de festas, recesso e férias. São pelo menos duas semanas com menos compromissos profissionais, rotina alterada, viagens e confraternizações. Isso é muito bom, pois funciona como uma renovação de energia para o reinício em janeiro ou fevereiro, quando tudo retoma.

BINGE
Esse termo inglês tem sido usado com frequência, principalmente quando se refere aos jovens que bebem exageradamente (binge drinking) no final de semana ou em festas. O comportamento é de ingerir a maior quantidade de álcool que puder, testando o limite da tolerância do estômago, fígado e cérebro. Algo extremamente perigoso. 

PORÇÕES ACUMULADAS
Binge também se aplica à comida, quando a ingestão de alimentos ultrapassa muito a necessidade e o tolerável. Acontece de rotina com algumas pessoas que têm compulsão alimentar e se torna muito comum nas confraternizações de final de ano. Lembre-se do número de pratos diferentes que há na ceia de Natal, réveillon e nas confraternizações da empresa, dos amigos, da família etc. Mesmo se servindo com pequenas porções de cada prato, a soma final (+ as bebidas alcoólicas e/ou açucaradas) é um excesso.

RECESSO DE MOVIMENTO
Mesmo para quem é fisicamente ativo durante o ano, as duas últimas semanas de dezembro e o mês de janeiro costumam ter ritmo menos intenso. Os treinos na academia têm menor frequência e intensidade, quando não são trocados pelos encontros e confraternizações com amigos e família. As corridas na rua são mais leves ou trocadas por caminhadas. Mas tudo bem, pois a periodização do treinamento (até para atletas) inclui uma fase se transição, que é aquela de mais baixa intensidade e descanso, para retomada posterior na fase preparatória e depois a competitiva.  

LIMITE O DESEQUILÍBRIO
Uma fatia daquele delicioso panetone tem 300 Kcal (ou 400-500 Kcal, se for trufado farto em recheio), a porção extra de carnes, massas, maionese soma mais 300-400 Kcal, as sobremesas cheias de leite condensado, chantilly, chocolates etc, somam mais 400-600 Kcal. Cada latinha de cerveja ou taça de vinho contribui com mais 100 Kcal. Em pelo menos alguns dias desse final de ano, o consumo calórico diário pode ultrapassar em 1.000 Kcal a necessidade. Ao mesmo tempo, as horas diárias de ócio sentado ou deitado também aumentam, o que poupa 400 Kcal de gasto. Deixar de ir à academia ou correr na rua poupa mais 400-600 Kcal. O desequilíbrio energético pode ficar positivo em 1.500-2.000 Kcal em cada dia de excessos e inatividade.

HOMEOSTASE/DETOX
Felizmente o corpo tem mecanismos eficientes para retomar o equilíbrio (homeostase energética) e aquilo que foi acumulado nos dias de excesso é gasto quando se retoma a rotina alimentar e de exercícios. Também não é necessário se preocupar com “dietas ou bebidas detox” (enganações mercadológicas), pois basta ingerir água e o fígado e rins se encarregam de eliminar aquilo que não deveria ter entrado no corpo. O álcool consumido é 100% transformado em gordura, assim como grande parte do excesso de açúcar dos doces, mas os estoques no tecido adiposo podem ser diminuídos com a retomada da dieta com mais vegetais e rotina de exercícios. 
Enfim, aproveite o final de ano para celebrar com os familiares e amigos, mais evite se tornar praticante do binge de álcool e comidas. Menores desequilíbrios, mas saúde.

 

Olho
O corpo tem mecanismos para retomar o equilíbrio e o que foi acumulado nos dias de excesso é gasto quando se retoma a rotina alimentar e de exercícios
 

Publicidade

Veja também