Ary Toledo

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da panela e do panelaço

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 15/10/2024
Horário 05:30

Ary Toledo foi embora deste mundo cruel e louco no fim de semana e vai fazer falta. Tinha 87 anos. Em mais de 60 anos de carreira, ele catalogou mais de 65 mil piadas e ao que parece isto é uma proeza. Ou um recorde mundial. Admirador do cômico mexicano Cantinflas, Ary Toledo era o maior piadista do Brasil. Contava piadas como ninguém, incluindo aquelas envolvendo o Manuel e o Joaquim.
Ary se apresentava em teatros Brasil afora e fez gravações das piadas. Ele também era cantor, compositor e violonista. Entre seus sucessos musicais destaco "Linda", composta pelo saudoso Demétrius, e "Pau de Arara", de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. 
Na segunda música, também conhecida como "Comedor de Gillette", o humorista conta as desventuras de um retirante nordestino que perambulava pelas ruas de Copacabana (RJ) e, para ganhar uns trocados dos transeuntes, simplesmente comia gillette. Sucesso nacional que faz parte da peça "Pobre Menina Rica", de Vinícius de Moraes.
Convivi com o Ary e nos tornamos amigos. Trocávamos figurinhas. Ele publicou uma frase minha em seu livro "Textículos" preenchido apenas com tiradas satíricas. O título "Textículos" é intencional, chiste de um grande piadista. Salvo engano, é o último livro dele.
Em contrapartida, transformei em crônica uma piada dele. Intitulei a crônica de "Gravidez Desejada". Narro o caso de um sujeito milionário que engravida uma moça e o pai dela fica furioso - ou furibundo - ao saber do "acontecido". Descontrolado, o pai vai tirar satisfações com o sedutor.
Malandro velho, o milionário conseguiu acalmar o pai. "O senhor pode ficar tranquilo. Vou cuidar do bebê e da mãe. Toda a sua família será beneficiada", prometeu o ricaço que acrescentou: "Dinheiro não é problema!" Mais calmo com a possibilidade de sair da pindaíba - ou de tirar o abdômen da miséria -, o pai coçou a barba, deu uma pigarreada e perguntou ao milionário: "Doutor, se a minha filha sofrer um aborto o senhor engravida ela de novo?" Mais não disse nem lhe foi perguntado.

P.S.: Fim de semana pesado o último. Além do Ary Toledo, o lendário publicitário Washington Olivetto partiu no domingo. Ele era o golden boy da publicidade brasileira, como bem disse o saudoso jornalista, Telmo Martino. Muitas perdas lendárias neste ano. 

DROPS

O humor é o açúcar da vida.
(Ary Toledo, humorista)

O Brasil faz negócios da China com a China.

Está com sede de vingança? Beba água benta.

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.
(Vinícius de Moraes, poeta, compositor e diplomata) 

Publicidade

Veja também