Gustavo Von Ha não para. Ele conta que está produzindo duas exposições. Participação em uma coletiva no Museu de Arte no Rio de Janeiro e outra individual, "Inventário Arte Outra", no MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). Esta última com 60 trabalhos inéditos, que inaugura em 3 de setembro e segue até fevereiro de 2017.
"Me sinto mais maduro, mais tranquilo e respeitoso com o tempo. Os projetos relevantes que fiz em minha carreira, levei no mínimo quatro anos para desenvolver. Essa exposição mesmo, "Inventário Arte Outra’, foram dois anos. Hoje se tiver que levar, três, cinco anos, vou levar aproveitando o processo que é a parte que mais me interessa: a ideia. Um trabalho pautado na arte conceitual do segundo pós-guerra.
Heist Films, "Dream Waves", Insomnia cena 5, por Gustavo Von Ha
Gustavo também comenta que tem um projeto, chamado Heist Films, com uma série de filmes que inexistem, construindo trailers. E tem um longa, já lançado "Dream Waves Antena dos Sonhos", em que ele fala de todas essas questões, com os mesmos atores que atuaram nos filmes falsos e dão depoimentos de como acordaram um dia e tinha uma antena que influenciava na vida deles.
"O que na verdade tem tudo a ver com essa coisa da internet, do que os outros ditam para a gente fazer. Que ao mesmo tempo que se tem voz pública, tem essa simbiose, essa ordem em que aparece e as pessoas acabam se comportando como tal", ressalta o artista visual.
Ele adianta que está em processo com outro filme, para essa nova mostra "Inventário Arte Outra", um documentário ficção, que estrelará com Bárbara Paz e outros críticos.
Exposições de destaques
De Prudente para o mundo, o último projeto internacional dele foi em Berlim, na Alemanha. Mas fazendo um breve histórico de suas ‘ideias’ desenvolvidas dá para ter noção do artista que cresce. Heist Films, MON (Museu Oscar Niemeyer), "Dreamwaves – Antena dos Sonhos", MAC-USP, São Paulo , Heist Films, "A Window in Berlin" - Changing Project, Berlim , T.L., Galeria Leme, São Paulo (2012), "Double Crossing", Latin American Art Project, Tóquio , "Images Réfléchies", Sycomore Art Galerie, Paris (2008) e Private Addiction, Nassau Community College, Nova York (2008). Das exposições coletivas: "Suspicious Minds", Galeria Vermelho, São Paulo (2013), "Folhas de Viagem", MAC- USP, São Paulo (2012) e "10th Latin American Contemporary Art Today", Promo-Arte Gallery, Tóquio (2010-09). Em 2014, Gustavo Von Ha ganhou o prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte) pelo projeto Heist Films.