Artigos de limpeza têm inflação de 6,18% nos supermercados de Prudente

Principais aumentos foram observados no desinfetante e no sabão em pó, aponta índice de preços realizado por instituição de ensino superior

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2023
Horário 09:47
Foto: Carol Guedes/Folhapress
Sabão em pó está mais caro nos supermercados de Prudente
Sabão em pó está mais caro nos supermercados de Prudente

Em Presidente Prudente, uma inflação de 0,73% foi registrada pelo IPT (Índice de Preços Toledo) neste mês de janeiro em relação ao resultado da segunda quinzena do mês anterior. Com isso, o consumidor que gastava R$ 1.010,71 para comprar a cesta básica, hoje gasta, em média, R$ 1.018,11. Em destaque, está o grupo de artigos de limpeza, que apresentou inflação de 6,18%, com ênfase para o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), com acréscimo de 20,07%; e o sabão em pó (1 kg), com aumento de 18,66%. 

Seguindo a tendência de alta, o grupo de higiene pessoal teve inflação de 5,16%, com destaque para o papel higiênico (4 unidades 30 m, folha simples), com aumento de 13,77%; e o creme dental (90 g), com alta de 12,88%. 

Por fim, o grupo de alimentos registrou deflação de 0,12%, em que a cebola (kg) teve diminuição de 42,08%; e o tomate (kg), decréscimo de 20,64%. 

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o absorvente aderente (8 unidades), que variou entre R$ 1,49 e R$ 5,99, resultando numa diferença de 302,01%; e o vinagre (750 ml), que foi de R$ 1,49 à R$ 3,69, com diferença de 147,65%. 

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 467,06. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 290,56, economizando assim R$ 290,36. 

Entenda a pesquisa

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar o índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. 

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.  

Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

Levantamento de preços nos supermercados prudentinos

Fonte: Toledo Prudente

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