Arraiá Elas por Elas mostra canções nordestinas nesta 6ª

Os garçons do bar também estarão a caráter e Cavalcanti e Matsu comentam que caso a pessoa queira ir caracterizada pode fazê-lo, o que para elas seria um feito muito legal.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 12/07/2013
Horário 10:08
 

Trazer o Nordeste para o quintal dos prudentinos, cantando as músicas dessa região, tal como foram criadas, sem nenhuma mudança de melodia ou formato. Isso é o que o projeto Elas por Elas promete apresentar nesta sexta-feira, às 21h, no Bar da Estação. A entrada custa R$ 5, mas para garantir mesa, é necessário fazer reserva antecipadamente pelo telefone 3903-2232. De acordo com as idealizadoras da ação Adriana Cavalcanti e Lurdes Matsu, o grupo retorna para mais uma edição, a terceira, e como buscam sempre datas especiais, desta vez farão a festa em forma de Arraiá.

Desde a confecção da foto de divulgação das cantoras, por Marcel Sachetti, produção de Carlos CG Gomes Barboza e Fernando Matsu, e o som de Cristiano da Pré-Som, o público entrará exatamente num cenário característico. Já na chegada ao local, será recepcionado por dois atores, Felipe Fernandes e Elora, trajados de caipiras, que depois circularão entre as mesas brincando e animando as pessoas. Os garçons do bar também estarão a caráter e Cavalcanti e Matsu comentam que caso a pessoa queira ir caracterizada pode fazê-lo, o que para elas seria um feito muito legal.

As cantoras salientam que o objetivo desta etapa é resgatar a tradição desse evento tipicamente nordestino, que são as festas caipiras. Estas têm perdido de certo modo não apenas sua prática, mas também sua essência com a introdução de outros gêneros musicais.

"Assim, aos forrozeiros de plantão, sugerimos que não percam e venham festejar as canções de raiz em uma noite que os levará a recordações de grandes mestres. Vocês terão muito forró, xote e baião, além de uma mesa cheia de doces típicos , correio elegante há apenas R$ 0,50 e quentão no cardápio do bar", convidam.

Juntas, Adriana Cavalcanti, Amanda Felix, Beatriz Colnago, Déborah Matsu Zaccharias, Elly Guimarães, Josy Barboza, Larissa Souza, Luciana Mendes, Lurdes Matsu e Sofia Moreno cantarão três canções, sendo uma delas "Canto das Lavadeiras". E, individualmente, cada cantora fará duas apresentações. No decorrer da festa, os atores caipiras destacarão no palco os correios elegantes mais engraçados e também farão leitura de uma poesia escrita por Sérgio Possetti (irmão do maestro Fininho – in memorian), que fala do Elas por Elas.

 

Nomes de peso


Entre os compositores citados e que são referências nacionais e até internacionais estão Luiz Gonzaga, em "Baião", Dominguinhos ("Gostoso Demais"), Alceu Valença ("Morena Tropicana"), Jackson do Pandeiro ("Chiclete com Banana"), Elba Ramalho ("De volta pro meu aconchego"), Sivuca ("Feira de Mangaio") e Djavan ("Maçã do Rosto"). Conforme Cavalcanti e Matsu, o último em especial para mostrar que ele também faz canções nordestinas belíssimas.

Segundo as produtoras, este show foi muito bem pensado e criado propriamente com as características da cultura da região Nordeste, tanto que o formato traz como instrumentos a zabumba, com o músico Moisés, Martinho no acordeon, Thiago Lima na percussão e JR Passarello no violão. "Não terá nada eletrônico, a não ser a DJ Maridalva, que estará fazendo um som durante os intervalos, mas também com músicas típicas". Também nas pausas, os músicos farão um espetáculo de 15 a 20 minutos, apenas de instrumental.

 

O projeto


O evento, que tem apoio cultural de O Imparcial, Áudio Tec e patrocínio do Espaço Belmont, começou apenas como um pré-evento e com o intuito de destacar os talentos femininos que se encontravam escondidos em Presidente Prudente. De repente, tomou uma dimensão não esperada pelas idealizadoras. "Foi acontecendo tudo muito rápido! As pessoas foram assistindo, gostando e pedindo uma nova edição. Cada uma das integrantes tem seus trabalhos à parte, mas o projeto tem proporcionado um crescimento profissional muito grande a todas", frisam.

A ideia deste arraiá, por exemplo, foi de uma das participantes Elly Guimarães. "Elas estão crescendo em todos os sentidos, inclusive em criação e desenvolvimento de outros shows. Isso é gratificante demais, colocam.

Segundo Cavalcanti e Matsu, a parceria entre as duas deu muito certo. Elas confessam que se descobriram almas gêmeas no meio musical, tanto que já se autointitulam produtoras musicais. Ambas revelam entusiasmadas que até o final do ano, três projetos já estão em andamento, sendo um deles o Especial Dia dos Pais, onde ocorrerá uma inversão: serão Eles cantam com Elas.

Mais para o fim de 2013, um evento muito grandioso ocorrerá com Elas por Elas, no entanto essa é apenas uma prévia da notícia, para aguçar a curiosidade de todos.  "O que podemos adiantar é que Prudente e seus moradores ficarão lisonjeados com este evento. Aguardem", fazem mistério.

 

Agradecimentos


Segundo as cantoras, o agradecimento ao Bar da Estação é muito importante. "A atenção que tem nos dado e principalmente a recepção ao público tem sido maravilhosa. Muitas das pessoas que estiveram presentes na edição anterior sequer tinham o hábito de irem a um local assim. E adoraram, pois foram muito bem recepcionadas", agradecem.

Outro ponto que elas enfatizam é a questão de poder remunerar as cantoras, a partir da parceria com Rinaldo Almir nesta edição. "Isso era o que desejávamos desde o início, mas aqui em Prudente é muito difícil essa questão de patrocínio cultural. As empresas ainda não entendem que isso pode ser revertido em benefício próprio. Mas não desistimos e graças a Deus a prova está ai".
Publicidade

Veja também