Aqui se planta e colhe (e cresce)

OPINIÃO - Marcos Eduardo Nomura

Data 10/09/2024
Horário 05:00

Presidente Prudente celebra sua 107ª primavera nesta semana. Com uma vasta trajetória marcada por desafios e conquistas, à medida que a cidade se prepara para mais uma eleição municipal, este é um momento oportuno para refletirmos sobre os avanços alcançados e as perspectivas para o futuro. 
Somos um polo regional de desenvolvimento, com crescimento notável em diversos setores ao longo das últimas décadas. Agricultura, pecuária e agroindústria formam a espinha dorsal da economia local, impulsionada por uma combinação de tradição e inovação. Nos últimos anos, vimos um aumento significativo na oferta de serviços, desde o varejo até a educação e a saúde, consolidando-se como um centro de referência para toda a região. Nossas universidades e centros de ensino superior/técnico não só formam profissionais capacitados para o mercado de trabalho, mas também contribuem para a o empreendedorismo local. 
O Corredor Bioceânico, que promete conectar o Brasil aos portos do Pacífico, é uma das grandes apostas para o futuro de Presidente Prudente. Essa rota comercial, ao ser concluída, poderá transformar a cidade em um hub logístico, atraindo novas indústrias e promovendo o desenvolvimento econômico de toda a região. 
Outro tema relevante é o investimento em biometano. O aproveitamento dos resíduos agrícolas e pecuários para a produção de biometano não só contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas também cria uma nova fonte de receita para os produtores locais. 
Embora enfrentemos desafios significativos, como a necessidade de diversificar ainda mais a economia, melhorar a infraestrutura e garantir que o progresso econômico seja acompanhado por justiça social, as bases para o crescimento estão postas, e cabe à esta profícua geração de líderes e cidadãos garantir que nossa querida Prudente e região continuem a prosperar.
Para tanto, devemos cada vez mais valorizar esse momento tão singular que é o exercício do voto. Talvez, a chance mais democrática de nossas vidas, onde o seu valor é exatamente o mesmo, independente do grau de escolaridade e nível socioeconômico; algo raramente visto em outras ocasiões. 
Elegeremos daqui a alguns dias aqueles que nos conduzirão nos próximos quatro anos; portanto, a grande importância do direito ao voto é acompanhada da grande responsabilidade do que queremos para o nosso futuro, pois são eles que implantarão, ou não, as políticas públicas tão necessárias para a continuidade de nosso crescimento social e econômico. 
Assim, caso pretendemos comemorar novas conquistas nos próximos aniversários de Presidente Prudente, que pensemos em candidatos comprometidos, que tragam o bem-estar da sociedade e tornem nossa região atrativa para novos empreendedores. Vote consciente!
 

Publicidade

Veja também