Mais 60 adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, se formaram pela Fundação Mirim, na manhã de ontem, em Presidente Prudente. Esta é só uma parte de uma média de 400 jovens que a instituição prepara para o primeiro emprego. No evento estiveram presentes os presidentes, diretores e funcionários da fundação e representantes de parceiros, como Supermercados Nagai, O Imparcial, Supermercados Avenida, Bebidas Funada e outros.
Conforme informações do comunicador Sérgio Rodrigo Pereira, cerca de 80% dos adolescentes já estão trabalhando. Pereira afirma que alguns ainda não podem ingressar no mercado, pois têm 15 anos. "Enquanto eles não completam a idade sugerida pelo Ministério do Trabalho, eles continuam com a gente frequentando o curso uma vez por semana, assim como os que ainda não foram escolhidos por alguma empresa", diz o comunicador. Na cerimônia os alunos recebem certificado e uma lembrança.
Durante nove meses, os alunos frequentam a fundação diariamente em cursos que os ajudarão no mercado de trabalho. São aulas que abordam história da cidade e da instituição, Português, Oratória, comportamento em entrevista, Informática, Marketing, Administração, Finanças e outros.
Pereira completa que hoje o adolescente precisa ser inserido no mercado de trabalho capacitado e informado. "Nós, da Fundação Mirim, proporcionamos conhecimento aos nossos alunos para, assim, atender as expectativas dos empregadores e colaboradores que dão essa oportunidade aos mirins", diz.