Após vitória e classificação, Grêmio Prudente fecha 1ª fase da A3 em Suzano  

No sábado, Carcará venceu RB Bragantino II por 2 a 0, no Prudentão, com gols dos atacantes Elias e Luquinhas Bozó; no final de semana, Fesan deve poupar titulares em jogo contra o Usac

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 13/03/2023
Horário 19:03
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Atacante Elias quebrou a “zica” e marcou seu primeiro gol na temporada na vitória de sábado do Grêmio
Atacante Elias quebrou a “zica” e marcou seu primeiro gol na temporada na vitória de sábado do Grêmio

O Grêmio Prudente sacramentou a classificação para a 2ª fase da Série A3 do Campeonato Paulista ao vencer, por 2 a 0, o Red Bull Bragantino II, na tarde de sábado, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão. Num bom jogo de futebol válido pela penúltima rodada da fase inicial da terceirona, os gols do Gavião Carcará foram marcados no segundo tempo pelos atacantes Elias, aos 11, e Luquinhas Bozó, aos 49 minutos.
Com a vitória sobre o Toro Loko, o Grêmio Prudente foi à 4ª colocação do certame, com 24 pontos, e carimbou o passaporte para a próxima fase da A3, que contará com dois grupos divididos entre os oito times classificados. Em um grupo ficam alocados o 1º, 3º, 6º e o 8º colocado. Na outra chave, se encontrarão o 2º, 4º, 5º e o 8º colocado. Na lista de quem segue para a 2ª fase, já estão: São José, em 1º, com 27 pontos; MAC (Marília), em 2º, com 26; Capivariano, em 3º, também com 26, e Grêmio, em 4º, com 24. 
Dependem só de si para permanecer no G-8 e conseguir a vaga na 2ª fase: São Bernardo, em 5º, com 22 pontos; Desportivo Brasil, em 6º, com 21; BEC (Bandeirante Esporte Clube), em 7º, com 19; e Rio Preto, em 8º, também com 19 pontos. 
Da 9ª colocada, Itapirense, com 19 pontos, até a 11ª, Matonense, com 17 pontos, há chances de classificação diante de uma combinação de resultados. Neste bolo de equipes que precisam de combinações favoráveis para seguirem à próxima fase da terceirona, está o USac (União Suzano Atlético Clube), em 10º, com 18 pontos, e próximo adversário do Grêmio Prudente na rodada que fecha o turno inicial da A3. O técnico do Gavião Carcará, Ademir Fesan, terá uma semana cheia até o confronto na Grande São Paulo no próximo sábado, às 15h. 
Na coletiva de imprensa após a vitória sobre o RB Bragantino II, Fesan deu algumas pistas sobre a preparação para o duelo em Suzano, abrindo a possibilidade de entendimento que usará a partida contra o Usac para utilizar um time alternativo, dar tempo de jogo as peças que não vem atuando com tanta frequência e descansar a equipe titular já projetando a próxima fase. “O que posso adiantar é ficar atento com os jogadores que estão sobrecarregados, que estão com tendência de lesões, jogadores que estão com cartões amarelos, que estão pendurados. Tudo isso a gente vai considerar para o próximo jogo, mas sabendo, como sempre, que hoje é uma cara do Grêmio Prudente, de independente de quem for jogar, a gente vai buscar a vitória do começo ao fim”, frisou o treinador. 

O jogo

No total, 1.992 pessoas foram até o Pudentão na chuvosa tarde de sábado para depositar sua fé no Gavião Carcará. O depósito, por vezes, é carregado por muita “cornetagem” da impaciente torcida gremista, que deseja um ímpeto acelerado de jogo do time, tal como o Liverpool, de Jurgen Klopp, em sua melhor fase: o que é inviável. 
Mesmo assim, a peleja começou intensa. Nos primeiros 15 minutos de jogo, as duas equipes tiveram diversas chances reais de gol. Chamou a atenção o vigor físico e a velocidade do jovem time do RB Bragantino II, a média de idade do plantel é de 20 anos. No entanto, a gana desenfreada por uma marcação aguerrida acabou levando o lateral-esquerdo, Luis Gustavo, mais cedo para o chuveiro. Aos 26, ele foi punido com o segundo amarelo e expulso após forte dividida, no campo de ataque do Grêmio, com o lateral-direito do Carcará, Helder. 
Após a expulsão, o técnico do Toro Loko, Fábio Matias, sacou o atacante Vitinho e repôs a lateral-esquerda com Jonathan. O Bragantino II não abdicou do seu sistema de jogo, de bola no pé, e continuou a peleja digladiando de igual para a igual com o Grêmio, no Prudentão. Mesmo com um mais em campo e exercendo maior pressão, o Carcará não conseguiu abrir o marcador. Na melhor das chances, o goleiro Aragão defendeu, em cima da linha, a bola finalizada por Luquinhas Bozó após primoroso passe por cima de Rafinha.  
No segundo tempo, assim como no jogo contra a Matonense, o Grêmio encontrou as redes nos minutos iniciais. Aos 10 para 11, a defesa do Toro Loko falhou na troca de passes. Atento, o atacante Elias ficou com a pelota, arrancou, saiu cara a cara com o goleiro adversário e não perdoou: Grêmio Prudente 1 x 0 Red Bull Bragantino II. Elias fez o seu primeiro gol na temporada para quebrar a “zica” que ronda a posição de centroavante do Grêmio Prudente.
O jogo continuou aberto após o gol: o adversário tentava se expor nos contra-ataques e o Grêmio administrava o resultado esperando a hora certa para matar o jogo. Num contra-ataque, o camisa 9, Jonathan Chula, que havia entrado no segundo tempo, teve uma chance clara para finalizar, mas, visivelmente, sem confiança, optou pela assistência para Affonso, que finalizou contra a defesa. 
No final da segunda etapa, o Grêmio chegou ao segundo gol. Luquinhas Bozó aproveitou a sobra de uma chegada do Carcará na área adversária, ficou com a bola e finalizou de canhota com precisão para colocar seu nome na artilharia do Grêmio Prudente nesta temporada, agora, são quatro gols: Grêmio Prudente 2 x 0 Red Bull Bragantino II. 
Ressalta-se aqui a partida exemplar feita pelo meio-campista do Grêmio Prudente, Rafael Potiguar, essencial na marcação e consistente na saída de jogo para o ataque.

 

Publicidade

Veja também