Após surto de catapora, Paraguaçu promove campanha de vacinação
“Temos que mostrar os possíveis sintomas que indicam o começo da doença, assim podemos fazer uma rápida intervenção para evitar a transmissão para outras pessoas", expõe.
Após um recente surto de varicela, doença conhecida popularmente como catapora, em que 29 crianças de uma única escola contraíram a enfermidade, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, realizou uma campanha de orientação e imunização nas unidades escolares do município. De acordo com Cátia Leite Lourencetti, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, a vacinação foi direcionada, inicialmente, a crianças de 9 meses e menores de 5 anos, que nunca tiveram a doença. Ela conta que o surto foi controlado, mas que ações para evitar novos casos e a proliferação da varicela estão sendo realizadas.
A coordenadora diz que vai intensificar as ações em outras escolas da cidade, após o recesso escolar, a fim de alertar os professores, pais e alunos, para esclarecer dúvidas e realizar o bloqueio vacinal, caso seja necessário. "Temos que mostrar os possíveis sintomas que indicam o começo da doença, assim podemos fazer uma rápida intervenção para evitar a transmissão para outras pessoas", expõe.
O pediatra Carlos Prata explica que a doença é composta por três estágios e dura, em média, entre 10 e 12 dias. Os sintomas da doença, segundo o médico, são parecidos com os de uma gripe. "A pessoa tem febre, tosse e coriza. Isto pode durar em torno de 10 dias", aponta. Em relação aos estágios, Prata diz que primeiro aparecem as pápulas avermelhadas, como se fossem pequenas manchas no corpo. Depois disso, as pápulas tomam a forma de vesículas, que são as bolhas de água. O terceiro estágio é quando as bolhas se rompem e se transformam em crosta, formando uma "casquinha" envolta do ferimento. "Este é o ciclo da doença", pontua.
Em relação ao tratamento, o médico informa que é feito basicamente através do sintomático, no qual são utilizados medicamentos que aliviam os sintomas alérgicos, e só em casos de infecções na pele é feito o uso de antibióticos.