O governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência, por 180 dias, nas áreas de 45 municípios paulistas, por conta das ocorrências de incêndios florestais registradas entre os dias 4 e 24 de agosto. O decreto 68.805/2024 foi publicado na edição de sábado do DOE (Diário Oficial do Estado). Entre as cidades apontadas no documento, quatro são do oeste paulista: Lucélia, Presidente Epitácio, Rosana e Salmourão.
O decreto aponta que o chefe do Estado levou em consideração manifestações do Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, que relatou a ocorrência de incêndios florestais de grande magnitude, os quais resultaram em graves danos humanos, materiais e ambientais, além de significativos prejuízos econômicos e sociais, conforme o item 1.4.1.3.2 da Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres).
“Os órgãos e entidades da administração pública estadual, observados os respectivos campos funcionais, prestarão apoio à população nas áreas afetadas, em prévia articulação com a Cepdec [Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil]”, decreta o documento.
O governo estadual ainda anunciou na noite deste domingo que dará continuidade no início desta semana aos trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado instalados em Ribeirão Preto para coordenar as ações de combate às queimadas que atingem o interior do estado. No sábado, o governador sobrevoou diversas áreas atingidas pelos incêndios.
Rastros de destruição
Como noticiado neste diário, municípios da região de Presidente Prudente contabilizam desde sábado os estragos provocados pelas queimadas, que também atingiram diversas localidades do Estado de São Paulo ao longo dos últimos dias, principalmente, na sexta-feira. Em Salmourão, conforme a prefeita, Sônia Cristina Jacon Gabau (PSD), cerca de 5 mil hectares entre vegetação, pasto e cana-de-açúcar foram consumidos pelas chamas.
Já em Presidente Epitácio, um incêndio destruiu aproximadamente 48,6 hectares de uma área de reserva às margens da Rodovia Vicinal Hélio Gomes (SPV-071). Em Lucélia, o fogo atingiu uma vasta área de vegetação nos bairros União e Mil Alqueires, na divisa com Salmourão. Na tarde de sexta, a prefeita Tati Guilhermino (PSD) solicitou apoio das rádios da região para informar aos proprietários de gado ao redor do espaço atingido que liberassem seus rebanhos, em função da proximidade das chamas. Uma usina sucroalcooleira foi preventivamente evacuada na cidade.