Após moção, operadoras procuram Câmara de PP
O documento, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, tratava dos “vários problemas apresentados pelas operadoras". O assunto ainda deve ser tratado em audiência pública que aguarda o encerramento da Copa do Mundo para ser agendada, conforme pedido da agência.
Representantes de três empresas de telefonia móvel que prestam serviço em Presidente Prudente foram recebidos por vereadores prudentinos, na tarde de ontem. Na ocasião, segundo a presidência da casa, a Telefônica/Vivo apresentou plano de expansão e melhorias em estrutura já existente. A TIM e OI ainda não tinham propostas em mãos, porém, a expectativa é de avanços em conversas posteriores. O interesse das operadoras em explicar o trabalho por elas desenvolvido e também em falar sobre investimentos, ocorre após a Câmara aprovar uma moção de repúdio que foi enviada à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O documento, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, tratava dos "vários problemas apresentados pelas operadoras". O assunto ainda deve ser tratado em audiência pública que aguarda o encerramento da Copa do Mundo para ser agendada, conforme pedido da agência.
Reunião ocorreu na tarde de ontem e contou com a participação de representantes de 3 empresas de telefonia móvel
Enquanto o encontro público não ocorre, parlamentares aproveitam o contato com as operadoras para entender o serviço prestado e para receber esclarecimentos quanto a aspectos técnicos, conforme relatos do presidente Valmir da Silva Pinto (PTB). "O encontro foi muito produtivo, nos possibilitou somar conhecimentos e nos municiar melhor para a audiência. Foi apenas a primeira reunião. Acredito que teremos outras", espera.
Como já havia entrado em contato com a Câmara anteriormente, a Telefônica/Vivo compareceu à reunião com novidades. De acordo com a Câmara, Ana Maria Vocci Caricati, consultora institucional Bauru da operadora, entregou ofícios assinados por Luiz Eduardo Daruiz Correa, gerente institucional interior/São Paulo, nos quais ele divulgou os planejamentos da empresa para o segundo semestre de 2014. No cronograma constariam a "ampliação da capacidade 3G em dez sites e a ativação de quatro novos sites nos distritos da cidade". Ainda segundo a assessoria, no texto, a Vivo também anuncia ações que contribuirão para melhorar o sinal telefônico no conjunto habitacional Ana Jacinta.
TIM e OI
Consultada pela reportagem, a TIM confirmou que decidiu estar com os vereadores prudentinos depois de tomar conhecimento da moção enviada à Anatel. Disse que seu objetivo foi entender as necessidades dos municípios que compreendem o DDD 18. "A região onde está localizada Prudente é estratégica para a operadora que tem demonstrado agir de forma transparente, com um trabalho direcionado para a qualidade do atendimento", garante. Já a OI reforça que está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações "para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todo o país".
O presidente informa que convidará a Claro para uma próxima reunião. Ontem, de acordo com a Câmara, além de Caricati, representaram as operadoras Marcos Fonseca Pelizer, executivo de Relações Institucionais da OI, e o relações institucionais da TIM Celular S.A, Roger Marcel Nunes Monteiro.