Após mais de 3 horas, risco de incêndio na Mata do Furquim atingir edificações é extinto

Fogo atingiu, mais uma vez, áreas de vegetação nas proximidades do Residencial Moacyr Trentin e do Parque do Furquim, entre as zonas norte e leste de PP

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 13/09/2024
Horário 16:51
Foto: Lucas Moura/Secom
Trecho da Avenida Juscelino Kubitschek foi interditado por conta de incêndio na Mata do Furquim
Trecho da Avenida Juscelino Kubitschek foi interditado por conta de incêndio na Mata do Furquim

Após mais de três horas de trabalho intenso de combate a um incêndio que atingiu, mais uma vez, áreas de vegetação nas proximidades do Residencial Moacyr Trentin e na conhecida “Mata do Furquim”, entre as zonas norte e leste de Presidente Prudente, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comando de Aviação da Polícia Militar, secretarias municipais e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) conseguiram extinguir, por volta das 16h desta sexta-feira, o risco das chamas atingirem edificações. 

O fogo teve início por volta das 12h30 e levou à interdição da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Parque Furquim e a Vila Angélica, por conta da volumosa fumaça que prejudicava a visibilidade no trecho. Segundo a Prefeitura, as chamas se alastraram rapidamente, cruzando a avenida e invadindo os terrenos do bairro Moacycr Trentin. 

“Equipes das secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras e Prudenco também atuaram nas ações de contenção, com apoio de caminhões-pipa da Cart [Concessionária Auto Raposo Tavares] e do helicóptero Águia da Polícia Militar. Não houve vítimas nem danos às casas no entorno”, detalhou a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).
Depois de controlar parcialmente o incêndio e extinguir os riscos às moradias, as equipes permaneceram até o fim da tarde executando ações de combate às chamas que ainda persistiam na mata em focos isolados.

Foto: Defesa Civil
Equipes dos bombeiros, Defesa Civil, PM, Sabesp, Cart e secretarias municipais atuaram em conjunto
 

Denuncie
A administração municipal esclarece que, além das ações de contenção, trabalha em colaboração com as forças policiais na fiscalização das áreas, uma vez que “atear fogo em mata é um crime ambiental e compete à polícia flagrar e deter os infratores”. “Importante ressaltar que nenhuma ação do poder público será efetiva se não houver a conscientização da população. Estamos em um momento de umidade do ar baixíssima e qualquer fagulha pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública”, alerta.

“Em caso de incêndio em vegetação, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil pelo telefone 199 e WhatsApp (18) 99744-0199”, aponta a Secom. Quanto aos casos de incêndio criminoso, contate a Polícia Militar e denuncie, através do 190.

Foto: Lucas Moura/Secom
Trecho da Avenida Juscelino Kubitschek foi interditado por conta de incêndio na Mata do Furquim

Foto: Defesa Civil

Publicidade

Veja também